Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1030
Título: Investigação colaborativa de professores e ensino da Matemática: caminhos para o desenvolvimento profissional
Autor: Menezes, Luís
Ponte, João Pedro
Palavras-chave: Colaboração
Matemática
Professor
Desenvolvimento profissional
Data: 2009
Citação: Menezes, L. & Ponte, J. P. (2009). Investigação colaborativa de professores e ensino da Matemática: caminhos para o desenvolvimento profissional. International Journal for Studies in Mathematics Education, 1 (1), 1-31
Relatório da Série N.º: 1;
Resumo: Este artigo relata um estudo realizado com três professores portugueses do 1.º ciclo do ensino básico (professores primários), que participaram com um professor do ensino superior, durante cerca de dois anos, num projecto de investigação colaborativa centrado nas suas práticas comunicativas em Matemática. O estudo procurou compreender como se desenvolvem profissionalmente estes professores em diversas dimensões (reflexão, conhecimento e práticas, colaboração e autonomia) no contexto de um projecto de investigação colaborativa, discutindo-se o papel desempenhado pela colaboração neste processo, nomeadamente: (i) dinâmica do trabalho colaborativo (génese do grupo colaborativo; negociação do projecto com os professores, formas de colaboração dos professores); (ii) perspectivas dos professores sobre o processo colaborativo (importância do trabalho colaborativo, comparação do projecto colaborativo com outros modelos de formação e investigação colaborativa realizada por professores); (iii) o trabalho colaborativo e desenvolvimento profissional do professor.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1030
Aparece nas colecções:ESEV - DCEN - Artigos publicados em revista científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Menes_Ponte_Brasil.pdf268,22 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.