Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Investigação colaborativa de professores e ensino da Matemática: caminhos para o desenvolvimento profissional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Menes_Ponte_Brasil.pdf268.22 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo relata um estudo realizado com três professores portugueses do 1.º ciclo do ensino básico (professores primários), que participaram com um professor do ensino superior, durante cerca de dois anos, num projecto de investigação colaborativa centrado nas suas práticas comunicativas em Matemática. O estudo procurou compreender como se desenvolvem profissionalmente estes professores em diversas dimensões (reflexão, conhecimento e práticas, colaboração e autonomia) no contexto de um projecto de investigação colaborativa, discutindo-se o papel desempenhado pela colaboração neste processo, nomeadamente: (i) dinâmica do trabalho colaborativo (génese do grupo colaborativo; negociação do projecto com os professores, formas de colaboração dos professores); (ii) perspectivas dos professores sobre o processo colaborativo (importância do trabalho colaborativo, comparação do projecto colaborativo com outros modelos de formação e investigação colaborativa realizada por professores); (iii) o trabalho colaborativo e desenvolvimento profissional do professor.

Description

Keywords

Colaboração Matemática Professor Desenvolvimento profissional

Citation

Menezes, L. & Ponte, J. P. (2009). Investigação colaborativa de professores e ensino da Matemática: caminhos para o desenvolvimento profissional. International Journal for Studies in Mathematics Education, 1 (1), 1-31

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue