Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1053
Título: Efeito da produtividade animal sobre as emissões de metano e de compostos azotados gasosos em vacas leiteiras: Aplicação de um modelo de estimativa a explorações do NW Portugal
Autor: Pereira, J.
Trindade, H.
Palavras-chave: emissões gasosas de azoto
emissões gasosas de metano
Data: 2009
Citação: Pereira J., Trindade H., 2009. Efeito da produtividade animal sobre as emissões de metano e de compostos azotados gasosos em vacas leiteiras: Aplicação de um modelo de estimativa a explorações do NW Portugal. XVIII Congresso de Zootecnia - ZOOTEC 2009 / II Congresso Ibero-Americano de Zootecnia. APEZ/UTAD, Vila Real, Portugal, 6-9 Maio de 2009, Livro de Comunicações, pp. 26-29.
Resumo: O objectivo deste estudo foi avaliar a influência da produtividade de leite sobre as emissões gasosas de azoto (N) e de metano (CH4) provenientes da gestão dos chorumes, sendo obtidos indicadores do impacto ambiental produzido em explorações de bovinicultura leiteira em função do nível de produção de leite. Foram seleccionadas aleatoriamente cerca de 1500 explorações de bovinicultura leiteira localizadas no NW Portugal. Nestas explorações foram registados o número e tipo de animais bovinos existentes e a produção de leite. As emissões gasosas de N foram calculadas em cada uma das explorações sendo contabilizadas as perdas gasosas com base num balanço de massa em cada fase de gestão dos chorumes. As emissões de CH4 provenientes da fermentação entérica e da gestão dos chorumes, assim como as emissões gasosas de N, foram determinadas empregando os factores de emissão e as metodologias de inventariação descritas pelo EMEPCORINAIR e pelo IPCC para as condições de Portugal e de acordo com a produção de leite em cada uma das explorações. Neste estudo concluímos que as emissões gasosas totais de N provenientes da gestão dos chorumes em explorações de bovinicultura leiteira foram 8,9 kg N 1000 L -1 leite enquanto que as emissões de CH4 representaram 42,3 kg 1000 L -1 leite. A produção de leite correlacionou-se significativamente com as emissões gasosas de N e de CH4, o que implica que quanto mais elevada for a produção média de leite do efectivo mais baixas serão as emissões gasosas ao nível das explorações.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1053
Aparece nas colecções:ESAV - DZERV - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Efeito da produtividade animal.pdf159,35 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.