Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1085
Título: A multimédia na bolsa de emprego: integração de elementos multimédia
Autor: Costa, Nuno Miguel Martins da
Orientador: Vilaça, José Miguel
Palavras-chave: Multimédia
Emprego
Currilum Vitae
Data de Defesa: Dez-2011
Editora: Instituto Politécnico de Viseu
Resumo: Nos dias de hoje, assistimos a uma evolução sem precedentes das tecnologias de informação nos mais diversos domínios, nomeadamente organizacional, social e económico. A Web é o principal motor desta evolução, em que passamos de um simples sistema de apresentação de páginas estáticas interligadas, para uma plataforma poderosa de comunicação e de informação em que a interação, o dinamismo e os recursos multimédia são as suas principais características, permitindo caracterizar uma nova geração de ferramentas Web. Com o objetivo de mudar a Internet para uma plataforma, a Web 2.0 compreende um conjunto de regras para obter o sucesso, em que a principal é o desenvolvimento de aplicações que aproveitem os efeitos de rede, tornando-se mais ricas com a alteração de atitude e de comportamento na comunicação entre pessoas, no relacionamento e na participação social. Este comportamento manifesta-se na enorme adesão a redes sociais, em que é classificado e disponibilizado todo o tipo de conteúdo que pode caracterizar o utilizador, desde a uma simples fotografia a um vídeo complexo de um projeto realizado. Neste contexto, as bolsas de empregos tendem a evoluir para a realidade das redes sociais, adicionando às enumeras funcionalidades dos candidatos e instituições (e.g. divulgação de oportunidades de emprego, divulgação de ofertas, a interação com potenciais colaboradores, etc.), grandes melhorias a nível de caracterização, tornando os processos de recrutamento mais orientados aos utilizadores. Este trabalho aborda a utilização da multimédia (com a integração de elementos multimédia como anexo ao formato tradicional do curriculum vitae) nas bolsas de empregos, onde se verifica que é de facto uma mais valia para os seus intervenientes, no entanto é preciso ter em atenção que existem fatores críticos na sua utilização como a ausência de competências para a produção de conteúdo multimédia ou a falta de conteúdo relevante.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1085
Aparece nas colecções:ESTGV - DI - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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