Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1104
Título: Literacia científica, poesia e cidadania: diálogos (im)prováveis?
Autor: Melão, Dulce
Palavras-chave: aprendizagem
ciência
cidadania
literacia científica
poesia
Data: 1-Jun-2012
Editora: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais: Instituto Politécnico de Leiria
Citação: Melão, D. H. (2012). Literacia científica, poesia e cidadania: diálogos (im)prováveis?. In I. Pereira, I. Dias, H. Pinto, H. Menino & R. Cadima (coord.) I Conferência internacional – investigação, práticas e contextos em educação. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais: Instituto Politécnico de Leiria, 51-57. Disponível em
Resumo: A atual sociedade em rede, pautada por fluxos informacionais elevados, exige aos cidadãos competências em literacia científica fundamentais à sua participação plena na sociedade. Neste contexto, uma visão holística da construção do conhecimento institui-se como um dos objetivos fundamentais da Escola, favorecedor de um exercício de cidadania ativo e responsável. Assim, os objetivos principais deste artigo serão: (1) refletir sobre a importância da literacia científica para a (re)construção da cidadania; (2) (re)ver o papel do professor na formação para cidadania; (3) discutir a relevância das competências transversais e o recurso ao diálogo entre poesia e ciência enquanto pilares de uma visão holística de saberes em atualização permanentes. Finalmente, sugere-se que, apesar de alguns testemunhos nesse sentido, há ainda múltiplos caminhos a desbravar para a construção de novas pontes para o conhecimento.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1104
ISBN: 978-989-95554-9-5
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)

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