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Advisor(s)
Abstract(s)
As estratégias de marketing são constantemente utilizadas por vários sectores da economia a fim de promover serviços e fomentar as vendas. Sabe-se que quanto mais desenvolvido é o país, maior é a importância do sector de serviços na economia. O marketing é um dos impulsores do mercado económico, e ganhou uma ascendência
inimaginável, tornando-se o valor supremo dos dias actuais (Kotler, 2001). Desta forma,
este estudo descreve o marketing como uma estratégica no sector de restauração e
similares, sector este que assume uma importância relevante no contexto nacional.
Trata-se de uma realidade económica que gera mais de 289.000 postos de trabalho,
repartidos por 85.528 empresas que facturam 9.844 milhões de euros (INE, 2008).
O presente estudo tem por objectivo mensurar o impacto das decisões de marketing,
especificamente a evidência física, no desempenho financeiro das empresas de
restauração. O estudo está dividido em três partes. Na primeira parte faz-se uma revisão
da literatura que abrange a importância dos serviços e da evidência física. Na segunda
parte apresenta-se a metodologia e os métodos usados para responder às questões que
resultaram da revisão da literatura. Na terceira parte são apresentados os resultados da pesquisa de campo, análise de informação e as conclusões.
Description
Keywords
Sector da restauração Serviços Evidência física Desempenho financeiro
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu