Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1142
Título: Recursos didáticos numa aula de ensino exploratório: da prática à representação de uma prática
Autor: Oliveira, Hélia
Menezes, Luís
Canavarro, Ana Paula
Palavras-chave: Recursos didáticos
práticas profissionais
desenvolvimento do pensamento algébrico
casos multimédia
Data: 2012
Editora: SPIEM
Citação: Oliveira, H., Menezes, L. & Canavarro, A. (2012). Recursos didáticos numa aula de ensino exploratório: da prática à representação de uma prática. In L. Santos (Ed.), Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de ensino da Matemática (pp. 557-570). Portalegre: SPIEM. ISSN: 2182-0023
Resumo: Esta comunicação pretende analisar as intenções e ações de uma professora no que diz respeito ao uso de recursos didáticos numa aula de matemática de ensino exploratório de uma turma do 4.º ano, centrada no desenvolvimento do pensamento algébrico. Este estudo decorreu no contexto do planeamento e concretização de um caso multimédia que ilustra práticas de ensino exploratório a ser usado na formação de professores, no âmbito de um projeto de investigação. Integra-se numa investigação mais ampla de Design Research, em que a investigação sobre a prática dos professores dá origem à construção de materiais multimédia para a formação, sendo depois testados em vários contextos formativos. Para a presente comunicação, a recolha de dados foi realizada com uma professora com experiência de ensino exploratório, a partir da realização de uma tarefa matemática, recorrendo-se à gravação vídeo da aula, a duas entrevistas à professora, antes e após a aula, ao plano de aula e às resoluções escritas dos alunos. Os resultados evidenciam que os recursos didáticos merecem uma atenção particular da professora, desde a fase de planificação da aula, e têm uma forte presença no momento de introdução da tarefa à turma, acompanhando a sua intenção de garantir a adesão dos alunos à tarefa e a sua apropriação. O caso multimédia construído retrata a prática da professora, em diversas dimensões, tendo características que poderão ajudar outros professores a reconhecer as potencialidades da utilização de recursos num ensino exploratório e a dar pistas sobre quando e como estes poderão ser utilizados.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1142
ISSN: 2182-0023
Aparece nas colecções:ESEV - DCEN - Artigos publicados em revista científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
GD3-recursos didaticos.pdf504,54 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.