Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1165
Título: Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos
Autor: Santos, Leonor
Moreira, Darlinda
Menezes, Luís
Outros
Palavras-chave: Conhecimento profissional
Professores em início de carreira
Data: 2008
Editora: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Citação: Santos, L., Moreira, D., Menezes, L. e Outros (2008). Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Revista da Educação, vol. xvi, n.º 2, 33-64.
Resumo: Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre ambos não fazendo sentido falar de um sem o outro. Assim, por um lado, o conhecimento profissional tem uma fonte tanto disciplinar como experiencial, resultando da reflexão e investigação dos professores sobre as práticas; por outro, o conhecimento é extremamente importante como inspirador das práticas, apontando ao professor possíveis rumos de acção.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1165
Aparece nas colecções:ESEV - DCEN - Artigos publicados em revista científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Conhecimento_0Profissional_RE.PDF392,86 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.