Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Conhecimento_0Profissional_RE.PDF392.86 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre ambos não fazendo sentido falar de um sem o outro. Assim, por um lado, o conhecimento profissional tem uma fonte tanto disciplinar como experiencial, resultando da reflexão e investigação dos professores sobre as práticas; por outro, o conhecimento é extremamente importante como inspirador das práticas, apontando ao professor possíveis rumos de acção.

Description

Keywords

Conhecimento profissional Professores em início de carreira

Citation

Santos, L., Moreira, D., Menezes, L. e Outros (2008). Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Revista da Educação, vol. xvi, n.º 2, 33-64.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

CC License