Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
392.86 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre ambos não fazendo sentido falar de um sem o outro. Assim, por um lado, o conhecimento profissional tem uma fonte tanto disciplinar como experiencial, resultando da reflexão e investigação dos professores sobre as práticas; por outro, o conhecimento é extremamente importante como inspirador das práticas, apontando ao professor possíveis rumos de acção.
Description
Keywords
Conhecimento profissional Professores em início de carreira
Citation
Santos, L., Moreira, D., Menezes, L. e Outros (2008). Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Revista da Educação, vol. xvi, n.º 2, 33-64.
Publisher
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa