Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1348
Título: Influência do modo de produção, biológico versus convencional, nas propriedades nutricionais, sensoriais e de textura de variedades regionais de maçãs.
Autor: Andrade, Sérgio
Teixeira, Luís
Figueiredo, Catarina
Guiné, Raquel
Lopes, A
Correia, Ana Cristina
Jordão, António
Ferreira, Dulcineia
Palavras-chave: produção biológica
maça
fibra dietética
atributo sensorial
Data: 2009
Citação: Andrade S, Teixeira L, Figueiredo C, Guiné R, Lopes A, Correia AC, Jordão A, Ferreira D. (2009) Influência do modo de produção, biológico versus convencional, nas propriedades nutricionais, sensoriais e de textura de variedades regionais de maçãs. Actas Portuguesas de Horticultura (CD-Rom): 1º Simpósio Nacional de Fruticultura, 11, 197-202.
Resumo: Os resultados obtidos mostram que algumas das variedades de maçãs produzidas de modo biológico apresentam um teor mais elevado em compostos fenólicos totais e ao nível da textura uma maior dureza e coesividade. Relativamente ao teor em fibra dietética não se observam diferenças entre os valores encontrados nas maçãs de produção biológica, quando comparadas com as de produção convencional. Por comparação com o farelo de cereais constata-se que as maçãs, apresentam uma percentagem superior a estes em fibra dietética solúvel, pelo que as maçãs podem ser consideradas como um bom substituto dos cereais no que diz respeito à fibra dietética solúvel. Ao nível sensorial não se encontram diferenças assinaláveis na apreciação efectuada pelo painel de provadores utilizado.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1348
Aparece nas colecções:ESAV - DIA - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2006_Alcobaca_Acta_Agro 740.pdf230,56 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.