Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1469
Título: Cálculo actuarial em Portugal: contributos de Daniel Augusto da Silva
Autor: Martins, Ana Patrícia
Palavras-chave: Daniel Augusto da Silva
Cálculo Actuarial
século XIX
Data: Mai-2011
Citação: Martins, A. P. (2011). Cálculo actuarial em Portugal: contributos de Daniel Augusto da Silva. Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática, 59-62.
Resumo: A produção científica de Daniel Augusto da Silva (1814-1878) abarcou áreas bem diversificadas, revelando a variedade de aptidões do matemático. Destacou-se em assuntos de Mecânica e de Teoria dos Números, estudou questões de Física e Demografia mas é sobre a sua contribuição na área do Cálculo actuarial que nos pronunciamos nesta comunicação. O seu interesse pelo estudo de assuntos de pensões relaciona-se com a entrada, na década de 1860, no Montepio Geral, a mais próspera instituição do género existente em Portugal. Preocupa-se com a análise da estabilidade financeira dessa associação, produzindo alguns estudos a esse respeito e outros mais abrangentes, relacionados com o movimento da população portuguesa ou ainda a amortização genérica em montepios de sobrevivência portugueses. Na abordagem à temática, estes são os primeiros trabalhos compostos no país e surgem numa época em que se adoptam medidas governamentais no sentido da organização das associações de socorros mútuos, segundo as orientações dos congressos internacionais de estatística. A par da crescente preocupação pelo assegurar da viabilidade dessas sociedades não se verificou, no entanto, um aumento na investigação sobre assuntos actuariais. Na década de 1910 reconhece-se não existir uma organização eficaz das bases científicas que sustentassem os planos financeiros das associações de socorros mútuos. Referimo-nos nesta comunicação aos contributos de Daniel da Silva na introdução do Cálculo actuarial em Portugal, avaliamos a sua pertinência ao nível do desenvolvimento dessa área no panorama nacional e internacional, destacando ainda a recepção e impacto dos seus trabalhos.
Descrição: Resumo alargado da comunicação proferida no 23.º Seminário Nacional de História da Matemática, Universidade de Évora, 4 e 5 de Junho de 2010
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1469
Aparece nas colecções:ESEV - DCEN - Artigos publicados em revista científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2010 23 SNHM boletim SPM.pdf229,53 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.