Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1477
Título: Évolution de l'organisation du rapport de durée vocalique chez les apprenants lusophones de FLE
Autor: Delplancq, Véronique
Harmegnies, Bernard
Palavras-chave: aprendizagem
Lusófono
FLE
evolução
fonética
Data: 2005
Editora: Edições Colibri
Resumo: Este artigo pretende ser um contributo para o esclarecimento da progressão fonética da aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE) por parte de Lusófonos, futuros professores de Francês em Portugal e inscreve-se no seguimento de uma série de textos já publicados pelos mesmos autores. A investigação focaliza-se no essencial sobre a observação da evolução da duração vocálica durante o processo de ensino organizado em 4 anos. Quatro locutores participaram à experimentação e as suas produções, em francês e em português, foram gravadas com uma frequência de 3 vezes por ano de estudo. Cerca de 3200 medidas foram submetidas à análise estatística. Diversos factores foram considerados; as variáveis independentes são o grau de exposição à língua estrangeira (LE) do sujeito antes a sua entrada no superior, o acento vocálico e a língua. A variável dependente única é a duração vocálica.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1477
ISSN: 1937-5697
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Artigos publicados em revista científica

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