Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1496
Título: Atratividade setorial. Uma aplicação ao comércio a Retalho de Material Ótico.
Autor: Ramos, Amândio Gomes
Orientador: Antunes, Joaquim
Barros, Samuel Ferreira
Palavras-chave: Atratividade
Análise competitiva
Estratégia
Cinco forças de Michael Porter
Data de Defesa: Mai-2012
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Resumo: Com a presente investigação pretende-se dar um contributo no desenvolvimento do setor do comércio a retalho de material ótico, através da aplicação prática da metodologia de análise da atratividade, sobretudo numa época em que a crise financeira faz sentir os seus efeitos e o poder de compra é ténue, a par de uma basta oferta nacional e de um aumento do número de empresas a operar no mercado. O objetivo deste trabalho é analisar o referido setor em Portugal, dando-o a conhecer em mais profundidade aos seus principais intervenientes e ser útil para a avaliação de investimentos futuros nas diferentes oportunidades que possam surgir, podendo assim com esta análise, avaliar quais são os fatores que influenciam a atratividade no setor da ótica em Portugal, numa tomada de decisão. A atratividade terá por base a análise de uma abordagem teórica proposta pelo modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter, onde será possível analisar os impactos que cada força implica dentro do negócio, destacando qual destas forças tem maior influência na forma da atratividade do negócio. Irá também ser feita a avaliação da atratividade do setor, através da utilização prática de ferramentas como o VAS, e a matriz GE/Mckinsey. Este setor será analisado, nas várias perspetivas que caracterizam o meio envolvente, com particular incidência na recolha de informação de natureza económica e financeira, das empresas a operar no setor. Abstract: This present investigation intends to make a contribution through the practical application of the attractiveness methodology, especially at a time when the financial crisis has a big effect in the purchasing power, making it reduced and tenuous, together with a high national supply and a high number of companies operating in the market. The main objective of this article is to provide an accurate analysis of the Optical setor in Portugal, examining it in more depth to their stakeholders and be useful for evaluating future investments and numerous opportunities that may appear. With this analysis we pretend to evaluate the assets and factors influence attractiveness in the Portugal Optic filed within a decision making. The attractiveness will be based on the approach of Michael Porter’s competitive five forces analysis, it’s possible to describe the impacts of each force in the business, highlighting which of these parameters has a greater influence on the shape and attractiveness of the business. We will evaluate the setor attractiveness, through the practical use of tools such as VAS, the model of Five Forces of Porter and the matrix GE/Mckinsey. This setor will be analyzed by various perspectives that characterize whit particular emphasis on collecting economic and financial information of the companies that operate in the market.
Descrição: Mestrado em Finanças Empresariais. Orientadores: Professor Doutor Joaquim Gonçalves Antunes; Doutor Samuel Ferreira de Barros.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1496
Aparece nas colecções:ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Amandio.pdf2,11 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.