Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1508
Título: A satisfação e a qualidade na educação de infância
Autor: Lourenço, Sónia Cristina Cardoso Fernandes
Orientador: Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida Seabra
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Jardim-de-infância
Qualidade
Satisfação de serviços
Data de Defesa: Jun-2012
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Resumo: O desenvolvimento de qualquer investigação pressupõe a existência de algo que nos inquieta e nos induz curiosidade e este trabalho não constitui uma exceção. Sendo a educação pré-escolar fundamental no desenvolvimento da criança e verificando-se, nas últimas décadas, uma maior procura deste tipo de ensino por parte das famílias, devido, essencialmente ao aumento da inclusão da mulher no mercado de trabalho, torna-se fulcral, para os encarregados de educação delegarem a ação educativa a profissionais de confiança. Daí tentar-se aferir, com este trabalho, a opinião dos pais, a cerca de vários fatores relacionados com o jardim-de-infância. O presente trabalho intitula-se “a satisfação e a qualidade na educação de infância”, e tem como objetivo geral, compreender as opiniões dos encarregados de educação sobre o nível de satisfação e o grau de qualidade prestados pelos jardins-de-infância de Viseu, na qual seus educandos frequentam. Tendo sido definidos como objetivos específicos, avaliar a influência das variáveis sociodemográficas dos encarregados de educação, avaliar a qualidade percebida e o grau de satisfação dos encarregados de educação relativamente aos serviços de jardim-de-infância e, aferir se, a avaliação do grau de importância das características do jardim-de-infância é influenciada pela satisfação e/ou pela avaliação da qualidade de serviço com o jardim-de-infância. Neste sentido, foi utilizada uma metodologia quantitativa com a utilização de um questionário semiestruturado, o qual foi aplicado a 203 inquiridos (encarregados de educação). Os resultados do estudo demonstram que a satisfação e a qualidade estão relacionadas, e, que a qualidade e satisfação são influenciadas pelo género, nomeadamente, o género feminino avalia melhor a qualidade que o género masculino, os encarregados de educação que apresentam um rendimento inferior avaliam melhor a qualidade do que os encarregados de educação que têm rendimentos mais altos. Os fatores que os encarregados de educação valorizam nos jardins-de-infância são: o corpo docente revelar conhecimentos e competências pedagógicas, a vigilância dos recreios e boas instalações sanitárias, a pontualidade, competência, simpatia e carinho de todo o pessoal, professores/educadores sempre dispostos a atender os alunos e que lhes transmitam segurança e possuam conhecimento suficiente para responder às dúvidas das crianças, as instalações estarem sempre limpas, serem bem atendidos quando contactam o jardim-de-infância, os horários de entrada e saída das instalações serem sempre do seu conhecimento. Por isso, estas características devem ser tema de análise e avaliação de forma constante pelos profissionais da área da educação pré-escolar. Abstract: The development of any investigation presupposes the existence of something that makes us restless and curious and this work is no exception. Being pre-school education fundamental in child development and verifying, in recent decades, a greater demand for this type of education by households, mainly due to the increased inclusion of women in the labor market, it becomes crucial for the parents to delegate educational activities to trusted professionals. So one tried to measure with this work, the parents’ views about various factors related to the nursery schools. This work is entitled "satisfaction and quality in early childhood education", and its general aim is to understand the parents’ opinion on the levels of satisfaction and quality provided by nursery schools in Viseu, which are attended by their children. Having been defined as specific objectives to evaluate the influence of the sociodemographic variables of the parents, to assess the perceived quality and the level of satisfaction of the parents concerning the services provided by the nursery schools, and to verify whether the assessment of the degree of importance of the nursery school’s features is influenced by the satisfaction and/or the assessment of the quality of the service with the nursery school. So, we used a quantitative methodology using a semi-structured questionnaire, which was applied to 203 respondents (parents). The study results show that satisfaction and quality are related, and that quality and satisfaction are influenced by gender, in particular, the female gender makes a better quality assessment than the male gender, parents who have a lower income make a better quality evaluation than those who have higher incomes. The factors that parents appreciate in the nursery schools are: teaching staff must have knowledge and teaching skills, supervision of playgrounds and good sanitation, punctuality, competence, sympathy and affection of all staff, teachers/educators always willing to talk to students and to transmit to them safety and have sufficient knowledge to clarify the children’s doubts, clean facilities, to be treated well when they contact the nursery school, always have knowledge of the schedules. Therefore, these features should be the subject of analysis and constant evaluation by professionals from pre-school education.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1508
Aparece nas colecções:ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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