Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1521
Título: Software de gestão de estações de tratamento de águas residuais
Autor: Figueiredo, Vitor Manuel dos Santos
Orientador: Almeida, Rui Jorge dos Santos
Palavras-chave: Rentabilizar e optimizar os serviços
Desmaterialização
Estações de Tratamento de Águas Residuais
Aplicação Web
Aplicação que projecto os percursos
Aplicação para dispositivos móveis
Data de Defesa: Set-2012
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Resumo: A sociedade actual é marcada pelo aumento de utilização das Tecnologias da Informação por forma a organizar, rentabilizar e optimizar os serviços, surgindo ainda um outro conceito associado, o da desmaterialização. Neste novo papel da sociedade, a informação e o conhecimento desempenham um papel essencial no desenvolvimento de factores competitivos decorrentes da necessidade de inovar e responder correctamente às necessidades das empresas. As autarquias não fogem a realidade dos desafios impostos por este novo modelo: a quantidade de informação que manipulam tem vindo a aumentar de forma exponencial e a velocidade a que circula aumentou de forma redobrada. As Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) têm vindo a multiplicar-se na última década, a sua gestão passa por um rigoroso processo de monitorização que obriga os técnicos a deslocações e relatórios diários para aferir o seu funcionamento. Por outro lado, impõe também a realização de recolhas das descargas para analisar determinados parâmetros, com vista à obtenção e posterior renovação da licença em função do seu bom funcionamento. Grande parte de todo este processo é feito em papel e manualmente, recorrendo ainda a folhas de EXCEL, exigindo muito de quem necessita de dar respostas adequadas. Existe a necessidade de obter respostas rápidas, de perceber padrões de funcionamento, de cumprir com os valores definidos para as descargas e de ter as licenças em dia, sob pena das autarquias sofrerem multas e verem as ETAR’s encerradas, retirando qualidade de vida às suas populações. Nesse sentido, pretende-se simplificar todo este processo, recorrendo à criação de uma aplicação web que registará os dados de cada ETAR, todas as recolhas de descargas e análises efectuadas em cada uma delas, facilitando desta forma o acompanhamento destes resultados e posteriores renovações de licenças, associando e disponibilizando, simultaneamente, toda a documentação digital afecta a estes processos. Pretende-se registar todo o fluxo de correspondência para cada ETAR e ainda que a aplicação projecte os percursos mais rápidos entre ETAR’s de forma a optimizar determinadas rotas percorridas.Para finalizar o processo de desmaterialização de papel, será desenvolvida uma aplicação para dispositivos móveis para registar digitalmente cada uma das operações feitas na ETAR a cada deslocação do técnico. Essa informação será depois sincronizada na base de dados, possibilitando desta forma que fique registada no sistema e associada a cada ETAR.ABSTRACT: Today's society is marked by increased use of information technology in order to organize, maximize and optimize the services and also emerging another concept associated, which is dematerialization. In this new role in society, information and knowledge play an essential role in the development of competitive factors, arising from the need to innovate and respond correctly to business needs. Local authorities do not escape the reality of the challenges posed by this new model, the amount of information handling has increased exponentially and the circulating speed redoubled. Stations Wastewater Treatment Plant have been multiplying in the last decade, its management, goes through a strict monitoring process that requires technicians to travel and daily reports to check their functioning. On the other hand, requires the execution of collections of discharges to analyze certain parameters, in order to obtain the license and subsequent renewal according to their proper functioning. Much of this whole process is done manually on paper and using also the EXCEL sheets, requiring a lot of those who need to give adequate responses. There is a need to get quick answers, to understand patterns of functioning, fulfill with the defined values for discharges and have licenses to date, under penalty of municipalities suffer fines and seeing the Stations Wastewater Treatment Plant closed, removing quality of life for their populations. So, it is intended to simplify the whole process through the creation of a web application that will record data from each Stations Wastewater Treatment Plant, all collections and analyzes of discharges in each of them, facilitating the monitoring of these results and subsequent renewals licenses, linking and providing simultaneously affects all the digital documentation of these processes. It is intended to record the entire flow of matching for each treatment plant and that the application projecting paths between Stations Wastewater Treatment Plant faster in order to optimize certain routes traveled. To end the process of dematerialization of paper, an application will be developed for mobile devices to digitally record each transaction made in every movement of the Stations Wastewater Treatment Plant technician. This information will then be synchronized in the database, allowing thus that the system is recorded and associated with each plant.
Descrição: Mestrado em Sistemas e Tecnologias de Informação para as Organizações
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1521
Aparece nas colecções:ESTGV - DI - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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