Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1542
Título: Ler no ecrã: contributo para uma reflexão sobre estratégias de ensino da leitura na aula de Português
Autor: Melão, Dulce
Balula, João Paulo Rodrigues
Palavras-chave: Leitura
Ecrã
Literacia
Escola
Cidadania
Data: Dez-2012
Editora: Escola Superior de Educação de Coimbra
Resumo: Resumo: A Escola assume, hoje, um papel cada vez mais ativo na formação dos (ciber)leitores, sendo chamada a reconfigurar um conjunto pré-existente de práticas em literacia onde predomina o texto impresso para um universo digital complexo, no qual o ecrã tem primazia. Assim, neste artigo procuraremos: (1) reforçar o modo como novas práticas em literacia emergem em permanência na nossa sociedade, repercutindo-se no percurso dos leitores em formação; (2) apontar para o modo como a leitura no ecrã de textos diversificados influencia a compreensão leitora, daí retirando ilações no que concerne à construção do percurso do leitor; (3) caracterizar a forma como a leitura online requer o desenvolvimento de um conjunto amplo de estratégias por parte do leitor, para que possa usufruir plenamente do prazer de ler em contexto escolar e extra-escolar. Finalmente, reflectimos criticamente sobre os desafios colocados hoje à Escola, relativamente à implementação e consolidação de percursos de leitura que estejam na base do exercício hodierno da cidadania.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1542
ISBN: 978-9898486-01-1
ISSN: 1646-9526
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Artigos publicados em revista científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ExedraPaper.pdf657,91 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.