Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1708
Título: Educação pré-escolar em contexto hospitalar
Autor: Proença, Inês Alexandra Jesus
Orientador: Gomes, António Ferreira
Palavras-chave: Educador
Criança
Contexto hospitalar
Ação hospitalar
Child in hospital context
Hospitalar action
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: Este trabalho encontra-se dividido em duas partes: a primeira parte contém o relatório final de estágio, com a caraterização dos contextos realizados durante a PES I e II no Jardim de Infância. A segunda parte dá a conhecer um trabalho de investigação que, sob o título “ A educação pré-escolar em contexto hospitalar,” pretende abordar a pré-escola em contexto hospitalar, de modo a identificar as perceções e práticas dos educadores, bem como as perceções das crianças hospitalizadas. Este estudo terá como objetivo conhecer a realidade e as práticas das educadoras no contexto hospitalar, de modo a identificarmos o funcionamento da “escola” hospitalar, os métodos e interações pedagógicas que os profissionais de educação desenvolvem para promover o crescimento psíquico e cognitivo das crianças internadas. Da recolha de dados, sua análise e conclusões, salienta-se na opinião dos educadores e profissionais de educação da unidade hospitalar e na recolha de outros dados fruto das minhas observações, as atividades desenvolvidas, estratégias que utilizam para melhorar a qualidade de vida da criança internada e como esta encara a doença, são baseadas fundamentalmente no brincar, com ou sem regras estabelecidas.
This work is divided into two parts; the first part contains the final report of the internship, with the characterization of the kindergarten contexts we were in during the PES I and II. The second part presents the research work that aims to "Pre-school education in hospital settings", in other words it is intended to address pre-school education in hospitals in order to identify the perceptions and practices of educators, as well as perceptions of hospitalized children. This study aims to meet the reality and practices of educators in hospital concept, in order to identify the functioning of the hospital’s “school”. The main goal of this study is to know the methods and pedagogical interactions that educators develop to promote psychic and cognitive growth of the children admitted to the hospital. The data collection consists on the opinion of educators and education professionals from the hospital; focuses on activities and strategies used to improve the quality of life of children in the hospital; and the perception of how this children deals with disease.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1708
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório final Ines Proença nº6808.pdf1,66 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.