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Título: Inovação e rendibilidade: o caso das empresas do setor têxtil português
Autor: Martinho, Ana Maria Correia
Orientador: Pinto, António Pedro Martins Soares
Henriques, Carla Manuela Ribeiro
Palavras-chave: Inovação
Competitividade
Desempenho empresarial
Setor têxtil Português
Data de Defesa: Nov-2012
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo analisar o contributo da inovação para a rendibilidade empresarial. A revisão da literatura permite identificar um conjunto de atributos que condicionam a rendibilidade (inovação, globalização, vantagens/estratégias competitivas, parcerias/alianças, formação de clusters, empreendedorismo e internacionalização, entre outros), centrando-se este estudo na inovação. A inovação constitui-se o elemento-chave para a melhoria de desempenho das empresas, na medida em que permite agregar valor aos produtos, diferenciá-los dos restantes e aceder a novos conhecimentos e mercados, permite, melhorar os processos, diferenciar os produtos/serviços face aos concorrentes, constituindo-se, deste modo, num fator dinamizador da rendibilidade empresarial. A realização do presente estudo sugere que as empresas inovadoras apresentam maior rendibilidade. Constatou-se também que quanto maior é a dimensão da empresa e a relevância dos mercados externos no seu volume de negócios, maior é a propensão para inovar.
Abstract: The main objective of this study's is to analyze the contribution of innovation to corporate profitability. The revision of literature identifies a set of attributes that affect profitability (innovation, globalization, advantages/competitive strategies, partnerships/alliances, clustering, entrepreneurship and internationalization, among others), this study is focused on innovation The innovation constitutes the key element to improving corporate performance, as it allows adding value to products, distinguishing them from the others and access new markets and knowledge, allows, improve processes, differentiate products / services from their competitors, becoming thus a factor to foster corporate profitability. The completion of this study suggests that innovative firms have higher profitability. It was also found that the greater the size of the company and the importance of foreign markets in its turnover, the greater the propensity to innovate.
Descrição: Mestrado em Finanças Empresariais
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1718
Aparece nas colecções:ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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