Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1730
Título: “Só me conheço como sinfonia” – educar para a alteridade na sociedade do conhecimento
Autor: Melão, Dulce
Helena
Palavras-chave: alteridade
cultura
identidade
sociedade do conhecimento
Data: Mai-2013
Editora: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria
Citação: Melão, D. H. (2013). “Só me conheço como sinfonia” – educar para a alteridade na sociedade do conhecimento. In R. Cadima; H. Pinto; H. Menino & I. S. Dias (orgs.). Investigação e práticas em contextos de educação. Livro de Atas. Parte I. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, 321-328
Relatório da Série N.º: Parte I;
Resumo: Na propalada sociedade do conhecimento, a Escola é hoje confrontada com os desafios da era da informação consumida, sobretudo, através dos múltiplos ecrãs a partir dos quais lemos o mundo globalizado. Neste contexto, o papel dos profissionais de Educação tem vindo a redimensionar-se, ganhando maior relevo a sua mediação e promoção de práticas educativas para a alteridade, de modo a acolher a diversidade linguística e cultural, fomentando percursos solidários de partilha de conhecimento de si para/com o Outro. Assim, este artigo tem como objetivo indagar a importância da educação para a alteridade hoje, numa sociedade em rede, focando: i) a relevância da abertura ao Outro, na construção reflexiva da identidade em alteridade, destacando o papel da(s) língua(s) neste processo; ii) o papel do professor e dos profissionais de Educação em tal missão de (re)descoberta de si e do Outro, para a consolidação de uma “literacia da compreensão”, partilhada com a comunidade educativa em geral, e com os alunos em particular. Conclui-se que, na atual tessitura global, a construção do conhecimento deverá assentar no fomento de itinerários de alteridade, numa rede solidária feita de identidade e cultura, a qual também pode e deve continuar a ter lugar na sociedade do conhecimento.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1730
ISBN: 978-989-97836-4-5
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
IPCE_2013.pdf92,96 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.