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Título: Intervenção na promoção da saúde mental : um estudo piloto da aplicação do programa MindMatters com alunos do 9º ano
Autor: Oliveira, Susana Maria dos Remédios
Martins, Emília orient.
Magalhães, Cátia coorient.
Palavras-chave: Adolescência
Escola
Programa
Saúde mental
Promoção
Data de Defesa: 20-Mai-2013
Editora: Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: Os problemas de saúde mental constituem uma elevada prevalência na infância e na adolescência, podem ser precursores de psicopatologia na idade adulta. A evidência mostra, o valor a longo prazo da promoção da saúde mental dos jovens. O presente projeto pretende determinar se o programa de promoção de saúde mental – Mindmatters, é igualmente eficaz na versão adaptada para uma amostra de adolescentes portugueses que frequentam o 9º ano de escolaridade. Nessa sequência propomo-nos a estudar o tipo de conhecimentos sobre a saúde mental (mental health literacy) dos alunos que frequentam o 9º ano, as crenças e comportamentos discriminatórios (estigma) associadas a problemas de saúde mental, antes da aplicação do programa nos alunos e a eficácia da intervenção piloto – adaptação e implementação do programa MindMatters numa amostra de alunos portugueses que frequentam o 9º ano. Para responder aos objetivos e questões de estudo foram utilizados os seguintes questionários de auto-preenchimento, o QuALiSMental, o Inventário de Saúde Mental (MHI-5) e a versão reduzida do instrumento Kidscreen-10. A amostra será constituída por um grupo experimental com 15 alunos e um grupo de controlo com 10 alunos que frequentam o 9º ano. Este estudo pretenderá contribuir para aumentar o conhecimento sobre a saúde mental e promover mudanças positivas no ajustamento psicológico e comportamental dos adolescentes.
The mental health problems show a high prevalence in childhood and adolescence, and might be precursors of adult psychopathology. Evidence based research reveal the benefit of a long term health promotion in youth. This project aims to determine whether the program of mental health promotion - Mindmatters, is equally effective in the cultural adapted version for a sample of Portuguese adolescents attending the 9th grade. In this sequence we propose to study the kind of knowledge about mental health (mental health literacy) students attending the 9th grade, the beliefs and discriminatory behavior (stigma) associated with mental health problems, before the implementation of the program on students and effectiveness of the pilot - the adaptation and implementation of the program MindMatters a sample of Portuguese students who attend the 9th grade. To answer the objetives and research questions was used self-report questionnaires, the QuALiSMental, the Mental Health Inventory (MHI-5) and reduced version of the instrument Kidscreen-10. The sample consists of an experimental group of 15 students and a control group with 10 students attending the 9th grade. This study aims to promote mental health awareness and promote positive changes in psychological and behavioral adjustment of adolescents.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1817
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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