Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1819
Título: Diversidade cultural como oportunidade de desenvolvimento social : projeto de ação em contexto escolar
Autor: Pestana, Mariana Conceição Correia Almeida
Orientador: Ribeiro, Esperança Jales
Palavras-chave: Multiculturalidade
Inclusão social
Diversidade cultural
Educação inter/multicultural
Data de Defesa: 20-Jun-2013
Editora: Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: Vivemos numa época em que a sociedade tem vindo a ser progressivamente marcada pela diversidade cultural, pela entrada de populações estrangeiras e com a presença de minorias étnicas, em território português. Esta diversidade entendida como enriquecimento cultural e social, muitas vezes é factor de discriminação e incrementador da exclusão social dos grupos minoritários. A escola, enquanto agente de educação, tem um papel fulcral na promoção de valores que enalteçam a justiça social dos alunos, e é através de uma educação inter/multicultural para todos que se ambiciona atingir esse objetivo. Atendendo a tudo isto, e com base sustentada num diagnóstico empírico, o qual deu “voz” aos alunos de várias nacionalidades, culturas e etnias, assim como aos intervenientes na educação escolar destas crianças será apresentado um projeto socioeducativo, o qual objetiva promover a inclusão das crianças de diferentes culturas em meio escolar e em contexto não formal, através das atividades propostas.
We live in a time when society has increasingly been marked by cultural diversity, the entry of foreign populations and the presence of ethnic minorities in Portuguese territory. This diversity understood as cultural and social enrichment, is often a factor of discrimination and social exclusion enhancer of minority groups. The school, as an agent of education has a pivotal role in promoting values that praises social justice students, and an education is through inter / multicultural for everyone who aspires to achieve this goal. Given all this, and based on a sustained empirical diagnosis, which gave "voice" to students of various nationalities, cultures and ethnicities, as well as those involved in school education of these children will be presented a project childcare, which aims to promote the inclusion children of different cultures in schools and non-formal, through the proposed activities.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1819
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projeto IPSCJR - Mariana Pestana, Nº 6868 - Pronto.pdf1,34 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mariana Pestana, nº 6868 - Capa Projeto.pdf1,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.