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Título: Práticas supervisionadas em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico com enfoque investigativo na inclusão de crianças com necessidades educativas especiais
Autor: Balseiro, Joana Renata Bastos
Orientador: Ribeiro, Esperança do Rosário Jales
Felizardo, Sara
Palavras-chave: Inclusão
Professores
Educação especial
Necessidades educativas especiais
Crianças
Data de Defesa: 20-Mai-2013
Editora: Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: O presente relatório final de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º CEB. É composto por duas partes que se complementam, abrangendo desta forma uma reflexão crítica sobre as práticas de Ensino Supervisionadas com um enfoque investigativo numa problemática proveniente destas. O trabalho de investigação pretende realizar uma abordagem sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no ensino especial segundo as perspectivas dos professores de educação especial e do ensino regular. Neste sentido estabelecemos como objetivos a avaliar o processo de inclusão, identificar os seus benefícios e os obstáculos, bem como conhecer as medidas a implementar na sua concretização. O estudo enquadra-se numa metodologia de natureza quantitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário. Em conclusão e de modo geral podemos referir que os professores de educação especial e do ensino regular apresentam perspetivas distintas face à inclusão das crianças com necessidades educativas especiais. Os resultados obtidos permitiram ainda constatar que as adequações curriculares, os programas individualizados e as alterações da prática pedagógica constituem medidas educativas a implementar no processo de inclusão destas crianças.
The following final internship report was written within the framework of the Master in Preschool and 1st cycle of education teaching. It is composed by two complementary parts, comprising a critical reflection on the practices of Supervised Teaching and focusing on a problematic issue that derives from these. This research aims to conduct an approach on the inclusion of children with special educational needs in the special education system, according to the special and regular education teachers. Hence, the objectives to be evaluated will be the process of inclusion and the identification of its benefits and obstacles, in addition to the measures to be applied in its accomplishment. The study was based on a quantitative methodology, using as an instrument of data collection a survey. In conclusion and generally speaking, the special and regular education teachers show distinct perspectives regarding the children with special education needs’ inclusion. Furthermore, the results led to note that the curricular adaptations, individualized programs and changes in teaching practice are educational measures to be implemented in the process of these children’s inclusion.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1825
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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