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Título: Programa de educação parental "(Re)Construir Famílias" : um projeto de investigação-ação
Autor: Marques, Ana Cláudia Oliveira
Orientador: Martins, Emília
Fernandes, Rosina
Palavras-chave: Parentalidade Positiva
Investigação-ação
Educação Parental
Crianças/jovens em risco
Data de Defesa: Mai-2013
Editora: Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: Este projeto de investigação-ação tem como objetivo a proposta do programa de educação parental “(Re)Construir Famílias” e do plano de investigação necessário para avaliar a sua eficácia na promoção de uma melhoria no exercício da parentalidade em pais sinalizados/acompanhados no âmbito das situações de risco para a criança/jovem. A partir do diagnóstico realizado, procurou-se apresentar um programa que acrescenta a dimensão do bem-estar dos pais, aos aspetos geralmente trabalhados na intervenção parental deste tipo. Sugere-se um programa assente na parentalidade positiva que possa ser implementado por um Educador Social (em equipa) atendendo às dimensões de educação para a saúde e apoio à gestão da vida diária incluídas na planificação da intervenção. O plano de investigação concretiza-se numa metodologia de teste-reteste com grupo experimental e de controlo, ambos constituídos por 12 pais. Será aplicado um conjunto de instrumentos (Questionário de Caracterização Geral construído neste trabalho, Escala de Satisfação com a Vida, Escala de Afetividade Positiva e Afetividade Negativa e Questionário das Práticas Parentais) que permitirá avaliar a eficácia da proposta de intervenção. Os dados serão analisados recorrendo ao Statistical Package for Social Sciences (SPSS versão IBM 21), assumindo o grau de confiança de 95%. Espera-se que este programa promova ajustes na parentalidade destes pais e que, em última instância, permita acrescentar contributos que promovam a proteção das crianças e jovens em risco (re)construindo as suas famílias.
This action research project aims to propose the parental education program “(Re)Constructing Families" and the research plan needed to assess its effectiveness promoting improvement in parenthood in families under risk situations for the child/youth. Based on the diagnostic conducted, we planned a program that adds the dimension of well-being of parents to the usually worked aspects in parental intervention. It is suggested a program based on positive parenthood that can be implemented by a Social Educator (working in a team) due to the dimensions of health education and support to the management of daily life, included in the intervention presented. The research plan adopts test-retest method with experimental and control groups, both consisting of 12 parents. We will apply a set of instruments (General Characterization Questionnaire constructed in this project, Satisfaction with Life Scale, Positive Affect and Negative Affect Schedule and Parenting Practices Questionnaire) that will evaluate the effectiveness of the proposed intervention. Data will be analyzed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS version 21 IBM), assuming the 95% level of confidence. It is hoped that this program promotes adjustments in parenthood and ultimately add contributions to the protection of children and youth at risk (re)constructing their families.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1830
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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