Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1834
Título: A eficácia da comunicação organizacional : estudo aplicado à associação empresarial AIRV
Autor: Pinto, Ana Teresa de Figueiredo Maia
Antunes, Joaquim
Barros, Samuel
Palavras-chave: Organizações
Associações Empresariais
Comunicação Organizacional
Instrumentos de Comunicação
Data de Defesa: Mai-2013
Editora: Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: Atualmente assiste-se a uma grande competitividade empresarial, obrigando os empresários a adaptarem-se a uma nova realidade, de modo a assegurar a sua sobrevivência no mercado. Mudanças comportamentais dos empresários e modernas formas de gestão tornaram-se indispensáveis para a garantia de um futuro próspero para os seus negócios. Da mesma forma, as associações empresariais precisam de ser ágeis conforme exige o mercado e mudar também seu perfil e forma de atuação, tornando-se, de facto, entidades articuladoras e prestadoras de serviços para os seus associados. As associações empresariais, à semelhança de outras organizações, preocupam-se, cada vez mais, com a comunicação. Esta assume um papel de extrema importância, funcionando como elo de ligação entre a associação empresarial e o seu target - os seus associados. Com este projeto de investigação procurou-se analisar a componente comunicativa da Associação Empresarial da Região de Viseu – AIRV. A partir da recolha de conteúdos bibliográficos e da aplicação de alguns métodos de análise de conteúdo, foi investigado se a comunicação com os seus associados é eficaz, ou seja, se a sua mensagem é transmitida com sucesso. Em termos de resultados globais, os associados consideram que a AIRV representa corretamente os seus interesses, sendo que a comunicação entre ambos é eficaz. Conclui-se que a relação entre a empresa e a AIRV é, de um modo geral, positiva.
Currently we are witnessing a highly business competitiveness, forcing businessmen to adapt to a new reality, in order to ensure their survival in the market. Behavioral changes and modern business management methods have become indispensable to ensure a prosperous future for their business. Likewise, business associations need to be agile as required by the market and also change their profile and form of action, becoming entities coordinating and providing services to its members. Business associations, like other organizations, are now more concerned with the communication. It plays a very important role, acting as a liaison between the business association and its target - the members. With this research project we tried to analyze the communicative component of the Business Association of the Region of Viseu - AIRV. Through collecting bibliographic content and the application of some methods of content analysis, we investigated whether communication with its members is effective, and if their message is successfully transmitted. In terms of overall results, members consider that AIRV correctly represents their interests, and the communication between them is effective. It is also concluded that the relationship between the members and AIRV is generally positive.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1834
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_Final.pdf2,11 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.