Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1835
Título: A importância da diversificação na estratégia na resolução de problemas matemáticos : experiência de ensino no 3º ano de escolaridade
Autor: Paredes, Maria Luísa Ferreira Almeida
Orientador: Menezes, Luís
Palavras-chave: Heurísticas
Alunos
Matemática
Resolução de problemas
Experiência de ensino
Comunicação matemática
Data de Defesa: Mai-2013
Editora: Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: No Novo Programa de Matemática do Ensino Básico, a resolução de problemas assume especial relevância, não só como tema curricular, mas também como método, direccionado para a aquisição de conceitos, para a sua relativização e reconstrução, com recurso a modelos de representações e a procedimentos matemáticos específicos. O reconhecimento do seu valor metodológico, pedagógico e didáctico é atestado ainda pelo seu estatuto de capacidade transversal. Neste sentido, instituiu-se como objectivo do presente estudo aferir a contribuição do ensino de estratégias para o melhor desempenho dos alunos na resolução de problemas. Achou-se pertinente que o processo de investigação fosse direccionado para uma intervenção no contexto da turma onde desenvolvemos a nossa prática lectiva, durante uma parte do primeiro período. O processo de revisão da literatura permitiu-nos estruturar o enquadramento conceptual da temática a abordar, estabelecendo uma distinção fundamentada entre os problemas e as outras tarefas matemáticas, enquadrando a comunicação matemática neste processo. O estudo optou por uma metodologia qualitativa, tendo incidido a sua atenção para a implementação de uma experiência de ensino focada na resolução de problemas, em que participaram seis alunos. Para a recolha de dados foram usados os seguintes instrumentos: observação participante, diário de bordo, registos dos alunos, registos áudio, entrevista, aplicação da ficha de avaliação de problemas. Em termos de resultados, o estudo permitiu-nos concluir da possibilidade de ensinar heurísticas de resolução de problemas aos alunos e de um método sistemático de abordagem. Os alunos desenvolveram a sua capacidade de resolução de problemas através do envolvimento em diversas tarefas, trabalhando na aula em pequenos e grande grupo, desenvolvendo outras capacidades como a comunicação, colaboração e autonomia.
In New Math Program for Primary Education, problem solving is particularly important not only as a curricular subject, but also as a method, allowing the acquisition of concepts, its relativization and its reconstruction, using model representations and specific mathematical procedures. The recognition of its methodological, pedagogical and didactic value is attested also by his status as a transverse component. In this sense, the objective of this study was to evaluate the contribution of teaching strategies for better student performance in solving problems. It was felt appropriate that the investigation was directed to an intervention in the context of the class where we develop our teaching practice, during a part of the first period. The process of literature review enabled us to structure the conceptual framework of the thematic approach, distinguishing between the more fundamental problems and other mathematical tasks, determining mathematical communication in this process. The study chose a qualitative methodology, and focus your attention to the implementation of an educational experience focused on problem solving, involving six students. For data collection the following instruments were used: participant observation, logbook, records of students, record audio, interview, application of the evaluation form of problems. In terms of results, the study allowed us to conclude the opportunity to teach problem-solving heuristics students and a systematic method of approach. The students developed their ability to solve problems through involvement in various tasks, working in the classroom in small and large groups, develop other skills like communication, collaboration and autonomy.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1835
Aparece nas colecções:ESEV - DCEN - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)



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