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Título: A inserção na vida ativa na perspetiva dos intervenientes dos cursos de educação e formação : perceção da aplicabilidade prática do ensino tecnológico
Autor: Silva, José Lúcio Rodrigues da
Orientador: Cardoso, Ana Paula
Pereira, José
Palavras-chave: Cursos de Educação e Formação
Componente de Formação Tecnológica
Ensino Tecnológico
Inserção na vida ativa
Data de Defesa: Mai-2013
Editora: Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: Têm ocorrido importantes reformas no ensino em Portugal, procurando dar resposta aos imperativos da escola de massas. Neste contexto, surgem os Cursos de Educação e Formação (CEF), ao abrigo do Despacho Conjunto nº 453/2004, de 27 de julho, que vem ocupar um importante papel na formação de alunos que não se identificam com o sistema de ensino regular. Com este estudo procuramos compreender se a estrutura do Ensino/CEF prepara os alunos para a inserção na vida ativa. As nossas amostras constituíram-se por 25 alunos, 43 ex-alunos, 6 professores da Componente de Formação Tecnológica (CFT), 2 coordenadores dos CEF e 7 monitores das entidades acolhedoras de estágio, de dois agrupamentos de escolas do interior do país (região centro). A recolha de dados realizou-se com recurso a questionários e a entrevistas semiestruturadas, construídas para o efeito. Da análise dos dados obtidos através dos questionários, podemos concluir que os alunos e os ex-alunos, em média, concordam, ou concordam totalmente, que o ensino ministrado nos CEF tem aplicabilidade prática no mundo do trabalho. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre alunos e ex-alunos (p<.05), tendo os alunos apresentado valores superiores em relação aos ex-alunos. Da análise de conteúdo, realizada aos dados das entrevistas, emergiram oito categorias, duas contemplam menções dos professores, coordenadores e monitores, cinco contemplam menções dos professores e coordenadores e uma contempla menções dos monitores. Podemos concluir que, na perspetiva dos participantes no nosso estudo, a estrutura dos CEF prepara os alunos para a inserção na vida ativa; contudo, foram apontadas lacunas da referida formação, que devem ser atendidas e colmatadas.
There have been major reforms in the educational system in Portugal, in order to try to respond to the imperatives of a mass schooling. This was the origin of Teaching and Training Courses (TTC), devised by a Law – Joint Order nº 453/2004, from 27th July, which came to play an important role in training students who do not identify with mainstream education. In this study we tried to understand if the structure Education/TTC prepares the students to a fully integration in a working life. Our samples include 25 students, 43 former students, 6 teachers from the Group of Technological Subjects, 2 courses coordinators and 7 supervisors from the entity that accepted internships, from two schools located in inland large villages in Portugal (central region). The data collection was carried out by using questionnaires and semi-structured interviews specially designed to this purpose. From the data attained through the questionnaires, we can conclude that, in average, students and former students agree, or and totally agree that what they have learnt during the TTC has a practical applicability in the workplace. Statistically, there were significant differences between students and former students (p<.05), for the actual students presented higher numbers than the former students. From the content analysis attained through the interviews, eight categories emerged: two include mentions from the teachers, coordinators and supervisors; five include mentions from teachers and coordinators, and one includes a mention from the supervisors. We can conclude that, from the perspective of those involved in this study, the structure of the TTC prepares students for their future career; however, some flaws in the training process were pointed out, and they should be addressed and solved.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1842
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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