Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1847
Título: Percurso profissionalizante e investigação das TIC nos jardins de infância de Viseu
Autor: Costa, Ana Isabel Estima
Orientador: Rego, Belmiro
Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação
Educadores
Crianças
Jardins de Infância
Educação Pré-Escolar
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: O presente relatório final de estágio tem como objetivo apresentar os contextos da prática pedagógica, analisar as práticas realizadas, as competências e conhecimentos profissionais adquiridos e ainda um trabalho de investigação. O presente estudo pretendeu analisar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o apetrechamento tecnológico em alguns jardins de infância da cidade de Viseu. A investigação concretizada teve como ponto de partida a revisão bibliográfica: iniciativas a nível nacional no âmbito das TIC, em especial na educação pré-escolar, o potencial das TIC na aprendizagem das crianças, o papel dos educadores e os fatores que influenciam a integração das TIC por parte dos educadores. Desta análise, realizámos e aplicámos dois inquéritos distintos (um destinado aos diretores de agrupamento e o outro aos educadores) em oito agrupamentos de escolas da cidade de Viseu. Os resultados traduzem a perspetiva dos educadores e a quantidade de equipamentos disponíveis nos agrupamentos inquiridos. Com este estudo, concluímos que a formação dos educadores influencia a utilização das TIC por parte dos educadores, com implicações no acesso das crianças a essas mesmas tecnologias, afetando o seu processo de aprendizagem. Existe assim um limitado acesso a estas tecnologias, uma vez que estas não se encontram em número desejado nos jardins de infância inquiridos.
This final internship report aims to present the contexts of teaching practice, analyzing the practices accomplished, professional skills and knowledge acquired and also the research work. The main objective of the present study was to analyze the use of Information and Communication Technologies (ICT) and technological equipment, in some kindergartens in the city of Viseu. The research was based in several reviews of literature: national initiatives in ICT, especially in early years, the potential of ICT in children's learning process, the role of educators in all this and the factors that influence the integration of ICT by educators. From this analysis, we conducted two distinct surveys (one for the schools’ directors and other for the schools’ educators) and applied them to eight different groups of schools in the city of Viseu. The results reflect the perspective of educators and the amount of equipment available in the groups surveyed. This study concluded that teacher training influences the use of ICT by educators, with implications in children’s access to this type of technology, influencing their learning process. There is then a limited access to this technology, because it doesn’t exist in the amount considered desirable in the kindergartens inquired.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1847
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.