Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1848
Título: Sentido de número na prática de ensino supervisionado
Autor: Almeida, Ana Sofia Monteiro
Orientador: Menezes, Luís
Rodrigues, Cátia
Palavras-chave: Educação Pré-escolar
Sentido de Número
Criança
Aprendizagem
Educação Básica
Data de Defesa: Mai-2012
Editora: Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: Este relatório consiste numa reflexão final sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e ainda no desenvolvimento de uma questão de investigação, onde o tema central é o Sentido de Número, no âmbito do Pré-escolar. Assim sendo, o trabalho encontra-se divido em dois capítulos distintos. No primeiro capítulo é feita uma reflexão sobre as unidades curriculares da Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico II e da Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico III, integradas no Mestrado, onde são abordadas as caracterizações de cada contexto, a análise das práticas concretizadas e por fim, é realizada uma análise das competências e conhecimento profissionais desenvolvidos. O capítulo II, refere-se à questão de investigação, que, também, foi trabalhada e desenvolvida ao longo do Mestrado: “Que conceções têm as crianças em idade de pré-escolar sobre o sentido de número?”. Para dar resposta a esta questão foi desenvolvido um estudo com uma parte teórica e uma parte empírica.
This work consists on a final reflection about all the developed work thru the Masters' Degree in Preschool Education and Elementary School, and also the development of an investigation question, where the main theme is This work consists on a final reflection about all the developed work thru the Masters' Degree in Preschool, therefore the work is divided in two different chapters. On the first half there is a reflection about the teaching unit Supervised Teaching Practice II and III, here we can find the characterizations of each context, the practice analysis and, finally, an analysis of the professional skills and knowledge we developed. Chapter II, refers to the investigation question, that was worked and developed also thru the master degree. The question is: “what are the conceptions of children on preschool about number sense?”, and to achieve a complete and thorough answer we divided the investigation in two parts, a part about the theory and a practical empirical one.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1848
Aparece nas colecções:ESEV - DCEN - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)



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