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Título: Competências fonológicas na educação pré-escolar
Autor: Ribeiro, Maria José da Encarnação
Matos, Isabel Aires de orient.
Palavras-chave: Fonologia
Articulação verbal
Educação Pré-escolar
Desenvolvimento da linguagem
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: O presente trabalho tem como tema “Competências Fonológicas na Educação Pré-escolar”, cuja questão principal é: “será possível desenvolver as competências fonológicas das crianças através de estratégia específicas?” O estudo realizou-se com uma amostra de sete crianças, com cinco anos de idade. Contextualização teórica: foi elaborado o enquadramento teórico sobre o desenvolvimento da linguagem, o desenvolvimento da fonologia na criança e as perspectivas do desenvolvimento da linguagem, nos currículos High/ Scope, Te Whäriki, The Early Years Foundation Stage (EYFS). Método: foi aplicado um questionário sociolinguístico aos encarregados de educação com objectivo de obter informação nomeadamente sobre a escolaridade, a profissão, os hábitos de leitura. No mês de Novembro, foi avaliada a articulação verbal das crianças, através do Teste Fonético Fonológico – ALPE. Posteriormente, foram realizadas actividades específicas, visando o desenvolvimento de competências fonológicas. No mês de Abril, foi efectuada novamente a avaliação da articulação verbal, através do mesmo teste. Resultados: através da análise e da comparação dos resultados da aplicação do Teste Fonético-Fonológico, nos meses de Novembro e Abril, verificou-se uma evolução positiva na articulação verbal de cada criança avaliada.
The subject of this study is “Phonological skills Infant school”, and the main question it poses is: is it possible to develop children phonological skills, through the use of specific strategies? The sample for this study was a group of seven five year old children. Theoretical context: a theoretical background was prepared, concerning the development and evolution of the children’s phonology and the prospects of language development in High/ Scope, Te Whäriki and The Early Years Foundation Stage (EYFS) curricula. Method: a sociolinguistics questionnaire was presented to the parents with the purpose of gathering information about: schooling, occupation and reading habits. In November an assessment of the children’s articulation skills was made, using the Phonological Phonetic Test- ALPE. Following that, some specific activities were executed, regarding the development of phonological skills. In April the verbal articulation assessment was repeated using the same kind of test. Results: after analyzing and comparing the results of the two Phonetic Phonological Tests (November and April), it was concluded that there was a positive evolution of the verbal articulation in every child observed.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1856
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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