Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1865
Título: Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem através de rimas lengalengas e adivinhas
Autor: Silva, Marta Isabel Pereira
Orientador: Matos, Isabel Aires de
Lopes, Fernando Alexandre
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Crianças
Adivinhas
Lengalengas
Rimas
Desenvolvimento da linguagem
Data de Defesa: Out-2012
Editora: Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: O presente relatório final de estágio apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de jardim de infância, tendo por finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. A Prática Pedagógica decorreu durante dois semestres, o que nos permitiu ter um conhecimento mais alargado dos interesses e necessidades de cada criança. Deste modo, surge-nos uma questão - problema: “De que forma as rimas, lengalengas e adivinhas contribuem para o desenvolvimento da linguagem de crianças em idade pré-escolar?”, que decidimos estudar em crianças de quatro e cinco anos. Optámos por uma investigação de caráter qualitativo, baseada num estudo de caso, utilizando, como instrumentos de recolha de dados, a observação participante e atividades relativas a lengalengas, rimas e adivinhas. Com os dados obtidos durante a investigação, concluímos que a realização das atividades se revelou significativa para todas as crianças e que potenciou o desenvolvimento da sua linguagem.
This report presents the final stage of the work developed under the Supervised Teaching Practice in the context of kindergarten, with the purpose of obtaining a Master's degree in Preschool Education. The Pedagogical Practice was held during two semesters which allowed us to have a broader knowledge of the interests and needs of each child. In this regard, a problem - question arises: "How do repetitive narrative rhymes and riddles contribute to language development of children in preschool?", we decided to study children aged four and five years. We chose a qualitative investigation of character, based on a case study, using as instruments for data collection and participant observation, repetitive narration related activities, rhymes and riddles. With the data obtained during the investigation, we conclude that the performance of activities proved significant for all children and that potentiate the development of their language
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1865
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório_final estágio_MartaSilva.pdf1,37 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.