Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1866
Título: Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolar
Autor: Sousa, Ana Luísa Silva de
Orientador: Gomes, António Ferreira
Aguiar, Maria Cristina
Palavras-chave: Canções infantis
Educação Pré-escolar
Expressão Musical
Data de Defesa: Mai-2012
Editora: Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, expõe-se este Relatório Final de Estágio como reflexo do percurso efetuado em contexto de Educação Pré-escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. As intervenções que realizámos ao nível da Educação Pré-escolar permitiram ir ao encontro de uma realidade que caracteriza este nível de ensino: o recurso às canções infantis como contributo lúdico para a aprendizagem e facilitador do desenvolvimento de competências associadas às áreas de conteúdo, em particular à Expressão Musical. Neste sentido, empreendemos um estudo de caso em torno das canções infantis na Educação Pré-escolar de modo a averiguar o modo como as canções são exploradas pelo educador de infância. A recolha de dados, efetuou-se através do recurso a observações não-participantes e ao inquérito por entrevista, tendo como intervenientes uma educadora de infância e o seu grupo de crianças. Os resultados obtidos permitiram concluir que, no caso específico do contexto onde decorreu a recolha de dados, as canções infantis são exploradas pela educadora de infância em função dos conteúdos propostos pela Expressão Musical, nomeadamente, as características do som.
In the context of the Master's degree in Pre-school Education and I Teach of 1st Cycle of the Basic Teaching, this Final Report of Traineeship is exposed like reflex of the route effectuated in context of Preschool Education and 1st Cycle of the Basic Teaching. The interventions what we carried out at the level of the Pre-school Education allowed to go and meet a reality that characterizes this level of teaching: the use of playful children’s songs as a contribution to learning and facilitating the development of skills associated with content areas, particularly the Musical Expression. Therefore, we build a case study around the children's songs in Preschool Education in order to ascertain how the songs are operated by the teacher. The data collection was made through the observation of non - participants and by the use of interview survey, made to a kindergarten teacher and her group of children. The results showed that, in the specific context in which data collection occurred, children’s songs are exploited by the kindergarten teacher in terms of proposed content for Musical Expression, in particular, the sound characteristics.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1866
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.