Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/1877
Título: Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolar
Autor: Oliveira, Catarina dos Remédios
Orientador: Ribeiro, Esperança Jales
Palavras-chave: Tutoria
Jovens em risco
Fragilidade social
Equipa multidisciplinar
Plano de intervenção
Acompanhamento tutorial
Intervenção socioeducativa
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: No presente estudo, analisam-se os principais problemas diagnosticados num Agrupamento de Escolas, identificando as principais necessidades, fragilidades, assim como os recursos vigentes no mesmo. Nesse sequência é apresentada uma Proposta de Acompanhamento Tutorial de forma a dotar o Agrupamento de meios que possam servir as exigências, colocadas no âmbito do domínio da acção socioeducativa. A proposta de acompanhamento tutorial que se apresenta, assenta neste propósito, enquadrando e reflectindo o papel fundamental de uma equipa multidisciplinar permanente, constituída pelos seguintes técnicos: Psicólogo, Professor Tutor e Director de Turma, que em conjunto elaboram um Plano Individual de Acompanhamento Tutorial (PIAT). No PIAT são mencionadas as áreas onde o aluno requer um acompanhamento técnico e definidas as estratégias a serem desenvolvidas por cada ano lectivo, durante todo o seu percurso escolar. Após a definição dos possíveis técnicos a intervir e recursos necessários, para a sua implementação, é definida nomeadamente a duração da mesma e a articulação com a família e redes sociais envolventes.
In this study, we analyze the main problems diagnosed in a Group of Schools, identifying key needs, weaknesses, and resources existing in it. Following this is a Proposal Monitoring Tutorial in order to provide the grouping of resources which can serve the demands placed within the field of socio-educational action. The proposed follow tutorial that shows, based on this point, framing and reflecting the fundamental role of a permanent multi-disciplinary team, consisting of the following technicians: Psychologist, Teacher and Director of Tutor Team, which together draw up an Individual Plan Monitoring Tutorial (PIAT). PIAT are mentioned in the areas where the student requires a technical monitoring and defined strategies to be developed for each academic year throughout their school careers. After defining the technical potential to intervene and resources necessary for its implementation, is defined including its duration and interaction with the surrounding family and social networks.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/1877
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projecto_Final_Mestrado.pdf590,25 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.