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Título: Autonomia de vida: o espelho das competências
Autor: Costa, Helena Paula Felgueira Rebelo da
Orientador: Ribeiro, Esperança Jales
Palavras-chave: Formação pessoal e social
Acolhimento institucional
Autonomia de vida
Competências
Data de Defesa: 2011
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: RESUMO Este projecto centra-se no desenvolvimento de competências pessoais e sociais de crianças e jovens em Acolhimento Institucional, com vista à promoção da sua autonomia. O projecto será aplicado num Lar de Infância e Juventude (LIJ), sito na cidade de Viseu onde, actualmente, residem 15 crianças e jovens do sexo feminino. Adoptou-se como metodologia de avaliação das necessidades uma abordagem qualitativa, que envolveu oito adolescentes e dois técnicos. Recorreu-se a questionários (aos adolescentes) e entrevistas semi-estruturadas (aos técnicos), como técnicas de recolha de dados, procedendo-se a posteriori à análise de conteúdo. A avaliação incidiu sobre a análise da existência de competências nas áreas da higiene pessoal, saúde, estabilidade emocional, gestão doméstica, cumprimento de regras e regulamentos, interacção social e adaptação, gestão financeira e escola/formação e emprego das jovens, de forma a identificar as estratégias e procedimentos orientadas para a concepção dos projectos de vida de autonomização, por parte do LIJ, com vista a desenvolver nas jovens competências sociais.
ABSTRACT This project focuses on developing personal and social skills of children and youth in Institutional Shelter, to promote their autonomy. The project will be implemented in the Home for Children and Youth, located in Viseu where they currently reside 15 children and young women. Has been adopted as a methodology for assessing needs a qualitative approach, which involved eight teenagers and two technicians. Appealed to the questionnaires (adolescents) and semi-structured interviews (the coaches), as techniques for gathering data, proceeding to the subsequent content analysis. The evaluation focused on the analysis of the availability of skills in the areas of personal hygiene, health, emotional stability, home management, compliance with rules and regulations, social interaction and adaptation, financial management and school / training and employment of young people, and know what strategies and procedures in designing the life projects of autonomy on the part of the LIJ, to develop social skills in young people.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2102
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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