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Título: Práticas de ensino supervisionadas e a articulação curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico : Relatório final de estágio
Autor: Teixeira, Lúcia Maria Lima
Orientador: Cardoso, Ana Paula
Palavras-chave: Continuidade educativa
Articulação curricular
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Data de Defesa: Set-2012
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: Resumo O presente relatório final de estágio visa dois objetivos essenciais: fazer uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante o segundo e terceiro semestres do Mestrado e, também, perceber se existe articulação curricular entre a Educação Pré-Escolar e o Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de que forma é que esta é promovida. Para o efeito, recorremos a material por nós elaborado ao longo do estágio, bem como a autores de referência e à legislação em vigor, a fim de refletirmos sobre as nossas práticas e também sobre o que é a articulação curricular e se esta é tida em conta na ação pedagógica dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de caráter descritivo com recurso ao inquérito por questionário. O instrumento elaborado para o efeito, foi aplicado a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico a lecionarem a turmas do 1º ano no concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que, em geral, os professores entendem a articulação curricular como “a realização de atividades conjuntas, envolvendo docentes e alunos, dentro e fora da escola” e atribuem-lhe grande importância; no entanto, as atividades mais frequentemente realizadas prendem-se com festas/comemorações, sendo menos vezes referidas atividades como a leitura, a dramatização de histórias ou o desenvolvimento de projetos comuns.
Abstract This final stage report has two main objectives: to do a critical reflection of the Supervised Teaching Practice held during the second and third semester of Master's degree and also see if there exists any curricular articulation between the Preschool Education and the Elementary School and how it is promoted. For this purpose we used materials prepared by us along the internship, as well as authors of reference and to the legislation, to reflect about our practices and to realize what the curricular articulation is and if it is taken into account in the practices of Elementary School teachers. Empirically, we conducted an descriptive investigation using the questionnaire. The instrument developed for this purpose, was applied to teachers of Elementary School teaching the 1st year in the district of Viseu. The obtained data indicate that, in general, teachers see the curricular as " the realizations of joint activities envolving teachers and students inside and outside of school" and attach great importance to them; however, the most frequently performed activities relate to parties / celebrations, and less often to activities like reading, dramatization of stories or the development of common projects.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2104
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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