Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2105
Título: Desenvolvimento da orientação no concelho de Viseu : Representações, práticas e aspirações
Autor: Celestino, Tadeu Ferreira de Sousa
Orientador: Pereira, Antonino Manuel de Almeida
Palavras-chave: Orientação
Desenvolvimento
Formação
Treino
Data de Defesa: Mai-2011
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: Resumo Enquadrado no âmbito do ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Desporto e Actividade Física, a realização deste Relatório visa reflectir acerca das acções planeadas no Projecto Individual de Estágio e concretizadas no Clube de Orientação de Viseu – Natura. Assente numa perspectiva de formação ao longo da vida, procura a um tempo só e sob um paradigma da dupla vigilância epistemológica, primeiramente, desenvolver conhecimentos, aprofundar competências numa modalidade com características, multiplicidade de saberes e especificidades próprios. Para tal, aglutina um conjunto de conhecimentos adquiridos ao longo do tempo e particularmente neste processo formativo, que agregam e se concretizam numa matriz multidisciplinar de intervenção, onde se procura colocar em evidência a visão integradora do professor/treinador-decisor no professor/treinador-reflexivo. Em segundo e concomitantemente, procura, num duplo movimento, rumo a um conhecimento esclarecido, dar início a uma ruptura nos paradigmas do ensino e do treino da Orientação, mantendo uma atitude vigilante, com vista à estimulação da crítica. Por último, e como resultado final, tem o objectivo de desenvolver e promover a Orientação no Concelho de Viseu. Subdividido em duas componentes, prática profissional e investigação acção, estas procuram inter-relacionar-se entre si onde a primeira, mais operacional, demonstra, de modo pragmático, mas consistente, a conceptualização subjacente que suporta a concretização das acções definidas nos objectivos que se repartem pelo ensino/promoção e treino da Orientação. Em cada uma destas procura-se desenvolver modelos de intervenção onde, no ensino, a tónica dominante reside no desenvolvimento de uma aprendizagem efectiva, com o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Já no treino perpetua-se a visão e a gestão integrada dos cinco factores do treino, entendido sob um paradigma multifactorial, onde o indivíduo, no seu desempenho, é visto e entendido como um todo. Ambas as perspectivas de intervenção procuram aglutinar-se numa visão macroscópica de uma matriz biopsicossocial do homem. A segunda, claramente desenvolvida numa perspectiva de investigação, procura, numa perspectiva exploratória, encontrar respostas às questões levantadas durante a fase de planeamento, com as quais se pretende contribuir, no seu todo, para a compreensão e esclarecimento das representações, práticas e aspirações da população alvo em relação ao desporto Orientação, no Concelho de Viseu. Os resultados alcançados, com o grupo em estudo, na sua globalidade, denotam uma reconhecida valorização e uma elevada importância que é atribuída à Orientação, enquanto modalidade desportiva. Os entrevistados demonstram que os aspectos sociais e as particularidades da modalidade são as principais razões para a prática e não prática da Orientação, destacando-se, também, a grande predisposição manifestada por estes para a prática da mesma. No término deste documento conclui-se que este percurso formativo, em termos gerais, concretizou os objectivos definidos, realçando-se a sua perspectiva de continuidade no futuro, enquadrado numa estratégia de promoção da modalidade numa visão macroscópica.
Abstract Framed within the course of study leading ti the degree of Master of Sport and Physical Activity, the realization oh this Report aims to reflect on the actions envisaged in the Draft Single Stage and implemented in the Club Orienteering Viseu – Natura. Based on a perspective of life long training, looking to a time and under only one epistemological paradigm of dual supervision, first, to develop knowledge, skills further with a modality characteristics, multiplicity of knowledge and own specificities. To this end, brings together a body of knowledge acquired over time and particularly at this formative process, which aggregate and are realized in an array of multidisciplinary intervention, which aims to highlight the integrative vision of the teacher/coach-maker in teacher/coach-reflective. Second and concomitantly, looking at a double movement, towards an enlightened knowledge, to initiate a break in the paradigms of teaching and training of Orienteering, keeping a vigilant attitude, with a view to stimulating critical. Finally, and as a final result aims to develop and promote Orienterering in the municipality of Viseu. Divided into two components, action research and professional practice, they seek to interrelate with each other where the first, more operational, demonstrates, in a pragmatic manner, but consistent, which supports the conceptualization underlying the implementation of actions outlined in the objectives it divided by education/promotion and training of Orienteering. In each of these attempts to develop models of intervention which, in education, the keynote is to develop effective learning, with the development of autonomy. In the practice perpetuates the vision and integrated management of the five factors of the training, understood in a multifactorial paradigm, where the individual, their performance is seen and understood as a whole. Both perspectives seek intervention coalesced into a macroscopic view of an array of biopsychosocial man. The second, clearly developed a research perspective, seeks an exploratory perspective, find answers to questions raised during the planning phase, with which it intends, as a whole, for the understanding and explanation of representations, practices and aspirations of target population in relation to sport Orienteering, Municipality of Viseu. The results achieved with the study group as a whole, show a high recognition value and importance that is attributed to the Orienteering, while the sport. Respondents demonstrate that social aspects and characteristics of sport are the main reasons for the practice and not practice Orienteering, highlighting also the great disposition manifested by them to practice it. At the end of this paper concluded that this training path, in general, achieve the set targets, stressing to his prospect of continuity in the future, framed in a strategy to promote the sport in a macroscopic view.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2105
Aparece nas colecções:ESEV - DCDM - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)



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