Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2110
Título: Prática de ensino supervisionada : a influência da formação dos professores em TIC nas suas práticas de ensino : Trabalho final de mestrado
Autor: Rodrigues, Vanessa Sofia Almeida
Orientador: Gomes, Cristina Azevedo
Palavras-chave: Educação do 1º ciclo do Ensino Básico
Formação dos professores
TIC
Data de Defesa: Mai-2012
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: RESUMO Este trabalho encontra-se dividido em duas partes, a primeira parte contém o relatório final de estágio, com a caracterização dos contextos onde realizei a prática de ensino supervisionada, bem como a reflexão da mesma. Na segunda parte do trabalho, encontra-se o trabalho de investigação, onde queremos perceber de partida, se a formação dos professores nas TIC influência as suas práticas de ensino aprendizagem. Hoje em dia as TIC são ferramentas essenciais na sociedade em que vivemos, e cada vez mais exige competências aos indivíduos relacionadas com as tecnologias da informação e da comunicação. Nem todos estão preparados e por vezes a própria sociedade não se encontra preparada. A tecnologia é vista como algo benéfico mas também como algo mau, que trouxe mudanças a vários níveis para as quais a maioria das pessoas não estão preparadas ou não querem estar. A escola tem tentado sempre acompanhar a evolução da sociedade, para isso é necessário criar condições para uma integração das TIC nas escola e, sendo preciso, ultrapassar muitas barreiras. O nosso estudo aborda a temática da formação dos professores em TIC, para que desta forma consigamos perceber se a mesma influência, ou não os processos de ensino e aprendizagem. Numa abordagem qualitativa entrevistámos nove docentes, três do ensino privado, três do ensino público urbano e três do ensino público rural, tendo como objectivo perceber a formação dos professores na área das TIC e verificar o seu impacto nas práticas pessoais e profissionais.
ABSTRACT This work is divided into two parts. The first part contains the final report of the supervised teaching practice including the characterization of the contexts where I did the practice of supervised teaching, as well as the reflection of it. In the second part of the work, we present a research work, which aimed to understand whether the training of teachers in ICT influence their practice of teaching. Today, ICTs are essential tools in the society, and increasingly requires skills related to information and communication. Technology is seen as beneficial but also as something bad, which brought changes at various levels to which most people are not prepared or do not want to be prepared. The school has always tried to follow the evolution of society, it is necessary to create conditions for integration of ICT in school. There are many barriers to overcome. Our study will address the issue of teacher training, trying to understand its influence, in teaching practice. We studied the case of nine teachers, three working in private schools, three working in a public urban school and three working in a public rural school.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2110
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
trabalho de investigaçao_vanessa rodrigues_6979.pdf835,42 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.