Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2114
Título: Estratégias de ensino de competências no jogo de Futsal - intervenção profissional num grupo - equipa de Futsal do Desporto Escolar - Investigação sobre os princípios do jogo
Autor: Bravo, Luís Manuel Soares Dias
Orientador: 
Palavras-chave: Comportamento Táctico
Princípios do Jogo
Modelo de Ensino
Futsal
Data de Defesa: 2011
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: Resumo Ao longo dos anos temos verificado que o jogo tem sido compreendido e ensinado de diferentes maneiras. A investigação sobre os modelos de ensino vem valorizando cada vez mais uma dimensão táctica na abordagem do jogo, provocando uma ruptura na investigação pedagógica sobre os jogos desportivos em contexto escolar, estabelecendo como prioridade o ensino da táctica antes das habilidades técnicas. Neste trabalho o nosso desafio passou por aplicar um modelo alternativo, congruente e adequado ao contexto do Desporto Escolar e alicerçado nos seguintes aspectos: a) o modelo de ensino de Competências nos Jogos de Invasão fornece uma ideia central para o ensino dos jogos desportivos colectivos e é adequado ao Futsal, b) o treino deve ser centrado numa abordagem multifactorial integrando todos os factores de treino, c) privilegiámos o ensino da táctica, mais especificamente, os princípios do jogo. Os objectivos do trabalho estão relacionados com: 1) A construção do modelo – o nosso modelo de ensino inspirou-se no Modelo de Ensino de Competências nos Jogos de Invasão que valoriza a componente táctica. Na concepção do modelo tivemos como primeira preocupação, conhecer o jogo de Futsal no escalão de Infantis Masculinos, relativamente à componente táctica e no que respeita aos princípios do jogo. Os resultados mostram que os princípios do jogo ofensivos e defensivo são executados de modo diferenciado durante o jogo de Futsal. Uns princípios são mais concretizados do que outros e a sua concretização é diferente em função da posição que o jogador ocupa no terreno de jogo. No planeamento do treino vamos ter em conta o que acontece no jogo competição. 2) A aplicação do modelo - a sua aplicação deu-se no treino da Equipa de Futsal de Infantis Masculinos do Desporto Escolar da Escola Ferreira Lapa - Sátão e concretizou-se em 20 sessões de 70 minutos. Os resultados estão apresentados nas reflexões das sessões de treino e mostram que o modelo de ensino de Competências nos Jogos de Invasão fornece uma ideia central para o ensino dos jogos desportivos colectivos sendo adaptado ao Futsal, e revela-se congruente e adequado ao contexto do Desporto Escolar. 3) A verificação do modelo - verificámos o modelo de ensino comparando 4 jogos de competição antes e após a aplicação do modelo, relativamente à concretização dos princípios do jogo. Os resultados revelam que os jogadores modificaram positivamente comportamentos na execução do total das acções tácticas e no número médio de concretização de três princípios ofensivos: Cobertura Ofensiva, Espaço e Mobilidade. Pode concluir-se que o modelo de ensino se revelou congruente e adequado ao contexto do Desporto Escolar. Com a aplicação deste modelo verificou-se que os alunos melhoraram, para além do desenvolvimento de competências como jogador, aspecto que é prioritário, o desenvolvimento de competências no desempenho de papéis de apoio e coordenação da prática desportiva, nomeadamente o papel de capitão e árbitro de acordo com o estipulado no programa do Desporto Escolar.
Abstract Over the years we have found that the game has been understood and taught in different ways. The investigation about the models of teaching games in the school context has given priority to teaching tactics rather than to technical skills in the most recent studies. In this work, our challenge was to implement an alternative model, consistent and adequate to the context of school sports, based on the following: a) the model of teaching skills in Breakout Games provides a central idea for teaching collective sports games which suits to Futsal, b) training should be centered on a multifactorial approach integrating all the elements of training, c) privilege to teaching tactics, more specifically, the principles of playing. The objectives of the study are related to: 1) The construction of the model – our model of education was inspired by the model of teaching skills in invasion games that enhances the tactical component. When designing the model we had as first concern to study the game of male youth Futsal on its tactical component with regard to the principles of the game. The results show that the principles of offensive and defensive game run differently during the game of Futsal. Some principles are more fulfilled than others and their implementation is different depending on the position of the player in the field. As we plan the Futsal practice we are going to take into account what happens in the competition game. 2) The application of the model – its application took place in the Futsal practice of Young Male Team Futsal School Sports of EB 2,3 School of Sátão in 20 sessions of 70 minutes. The results are presented in the reflexions of the practice sessions and show that the model of teaching skills in Breakout Games provides a central idea for teaching sports games are appropriate for collective Futsal, and appears coherent to the context of School Sports. 3) Model verification – we studied the teaching model comparing four competition games before and after the application of the model for the implementation of the principles of the game. The results show that the players have changed behaviors positively in the implementation of all actions and tactics in the number of offensive achievement of three offensive principles: Offensive Coverage, Space and Mobility. With this study we came to the conclusion that the teaching model proved to be congruent and adequate to the context of school sports. By applying this model we learnt that students improved as well as they developed skills as players, which is a priority. They also developed skills in performing support roles and coordination of sporting activities, including the role of team captain and referee in accordance with the rules of the School Sports Syllabus.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2114
Aparece nas colecções:ESEV - DCDM - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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