Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2116
Título: Valorização da expressão e educação físico-motora e da AFD; no 1º CEB
Autor: Constante, Filipa Isabel Bernardo
Orientador: Figueiredo, Abel
Palavras-chave: Professores
Educação Física
Expressão e Educação Físico-Motora
Actividade Física e Desportiva
1º Ciclo
Valorização
Data de Defesa: 2011
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: RESUMO O objectivo da presente investigação é averiguar se o programa de Actividade Física e Desportiva, no âmbito das AEC’S veio interferir na abordagem da Expressão e Educação Físico-Motora, pelos professores titulares de turma. A amostra relativa aos professores do 1º Ciclo é constituída por 30 docentes, enquanto a amostra dos professores da Actividade Física e Desportiva, por 28. Ao nível da estatística descritiva foram utilizadas tabelas e gráficos para a exposição dos dados obtidos, recorrendo também à técnica correlacional. Para a recolha dos dados foram utilizados dois questionários, um para os professores do 1º Ciclo e outro para os professores da Actividade Física e Desportiva, dados esses posteriormente tratados, não só ao nível da estatística descritiva como também inferencial. Concluiu-se que muito embora os professores atribuam bastante importância a esta área, o número de professores titulares que abordavam sempre a EEFM diminuiu 27%, passando a existir 16% a não abordar a EEFM, daí que a entrada da Actividade Física e Desportiva veio interferir na abordagem da EEFM.
ABSTRACT The mains purpose of this research is to check if the Physical Activity program, inserted in AEC'S, interfered in classroom teacher’s approach to Expression and Physical Education-Motor. The sample for the primary school teachers consists of 30 teachers, while the sample of teachers of Physical Activity, for 28. In terms of descriptive statistics were used, not only tables and graphs to explain the collected data, but also correlational technique. To collect data, were used two questionnaires, one for primary school teachers and another for Physical Activity teachers, which were further processed, in both descriptive and inferential statistics approach. It was concluded that, although teachers give enough relevance to this area, the number of classroom teachers that always approached EEFM decrease 27%, and 16% don’t approach this subject in any way, therefore the Physical Activity interfered in classroom teacher’s approach to EEFM.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2116
Aparece nas colecções:ESEV - DCDM - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
relatório-pdf.pdf2,18 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
capa-esev-sem-lombada.pdf1,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.