Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2139
Título: As tecnologias da informação e comunicação no ensino artístico : Potencialidades no desenvolvimento de competências no âmbito da representação rigorosa de formas
Autor: Proença, Bruno Emanuel Santos
Orientador: Gomes, Cristina Azevedo
Rodrigues, Paula
Palavras-chave: Representação rigorosa das formas
Educação Artística
Tecnologias de Informação e Comunicação
Data de Defesa: Mai-2012
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: RESUMO Atualmente tem havido um aumento significativo da quantidade de ferramentas e programas tecnológicos colocados à disposição dos docentes nas escolas. No entanto, é importante estudar e aprofundar qual o impacto da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo ensino/aprendizagem dos alunos. Partindo deste enquadramento, o estudo apresentado tem como principal objetivo explorar de que forma a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente a ferramenta Google SketchUp pode motivar os alunos para a aquisição de competências no domínio da representação rigorosa. Com esta finalidade procurou estudar-se, em contexto de sala de aula, o envolvimento de alunos na utilização do Google SketchUp para proceder à representação da sua escola. O estudo desenvolveu-se numa abordagem qualitativa, tendo-se utilizado um inquérito por questionário, duas grelhas de observação e uma entrevista semi-estruturada para a recolha de dados. A investigação abrangeu uma amostra de 22 sujeitos de uma turma do 9.º ano de escolaridade do ensino básico. Os resultados obtidos permitem reconhecer quais as dificuldades sentidas por parte dos alunos face à representação rigorosa das formas. O recurso da ferramenta ajudou os alunos, permitindo-lhes uma maior facilidade de visualização espacial, evidenciando a potencialidade deste tipo de ferramentas para a aprendizagem neste domínio.
ABSTRACT Currently there has been a significant increase on the amount of tools and technological programs available for the teachers at the schools. However it is important to study and go deeper on the matter of what is the impact of using Communication and Information Technologies on the teaching/learning process of the students. Going with this frame, the study presented has the main purpose of exploring the way the Communication and Information Technologies, namely the tool Google SketchUp, can motivate the students to acquire skills in the domain of rigorous representation. For this purpose a study on the involvement of students using Google SketchUp was carried out in class, for the representation of their school. The study was developed under a qualitative approach, using a questionnaire, two observation matrixes, and a semi-structured interview to gather data. The research encompassed a sample of 22 subjects from a 9th year class of primary school. The results allow us to recognize the difficulties the students have concerning the rigorous representation of shapes. The use of the tool helped the students, allowing them to have easier space visualization, highlighting the potential of this kind of tools for learning on this domain.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2139
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório final de Estágio.pdf2,11 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.