Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2151
Título: Avaliação em educação visual e tecnológica : Práticas, instrumentos e constrangimentos
Autor: Fernandes, Pedro Jorge Marques
Gomes, António Ferreira, orient.
Calheiros, Luís, co-orient.
Palavras-chave: Educação
Avaliação
Ensino/aprendizagem
Currículo
Educação Visual e Tecnológica
Educação Artística
Data de Defesa: 2011
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: RESUMO O presente estudo aborda a operacionalização da avaliação dos alunos na disciplina de Educação Visual e Tecnológica, na perspectiva dos seus professores. O quadro teórico inclui, no primeiro capítulo, abordagens sobre: o papel das artes no ensino, conceptualização da Educação Artística e um resumo sobre o quadro normativo da Educação Artística em Portugal. O segundo capítulo apresenta o enquadramento da disciplina de EVT no contexto curricular do 2º Ciclo do Ensino Básico, as suas orientações metodológicas e as propostas para operacionalização da avaliação dos alunos na disciplina. Neste capítulo é ainda apresentada uma análise comparativa entre o programa da disciplina e o diploma de competências essenciais para a Educação Artística no Ensino Básico. O terceiro capítulo é dedicado à conceptualização da avaliação das aprendizagens e da avaliação das aprendizagens dos alunos, concluindo com as funções tradicionais da avaliação. Em termos metodológicos, o estudo baseou-se no inquérito por questionário, elaborado com base na escala de Thurstone e nas técnicas de análise a ele associadas. O estudo incidiu sobre o universo dos professores de Educação Visual e Tecnológica que leccionam no Concelho de Viseu, em escolas públicas e particulares e cooperativas no ano lectivo de 2010/11. Os resultados apontam para a negação da importância social e do poder ligados à avaliação; desconhecimento dos normativos legais que enquadram a disciplina, necessidade de clarificação do programa; falta de clareza e objectividade do processo de avaliação.
ABSTRACT The present study examines the operationalization of the students‟ evaluation in the subject of Visual and Technological Education, in the perspective of its teachers. The theoretical frame includes, in the first chapter, approaches on: the role of Arts in teaching, the conceptualization of the Artistic Education in Portugal and a summary about the standard picture of the artistic education in Portugal. The second chapter presents the framing of the subject of Visual and Technological Education in the context of the Second Cycle of the Elementary Teaching Curriculum and also methodological orientations and suggestions for the operationalization of students‟ evaluation in the subject. In this chapter, it is still presented a comparative analysis between the curriculum of the subject and the essential competences diploma for the artistic education in the primary school teaching. The third chapter is aimed at the conceptualization of the students‟ learning evaluation, concluding with the traditional functions of the evaluation. In methodological terms, the study rooted itself in a survey by means of a questionnaire elaborated according to the Thurstone‟s scale and the technique analysis associated to it. The object of the study had in mind the universe of teachers of Visual and Technological Education, who teach in the Viseu district, in public, private and cooperative schools in the school year of 2010/11. The data deliver the denial of the social importance and power connected to the evaluation; ignorance of the legal norms framing the subject; necessity of clarifying the curriculum; lack of clearness and objectivity in the process of evaluation.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2151
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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