Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2153
Título: A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infância
Autor: Costa, Cristina Maria Lares da
Oliveira, Maria Teresa, orient.
Palavras-chave: Expressão motora
Jogo
Educação pré-escolar
Competências
Envolvimento
Integração curricular
Data de Defesa: Mai-2011
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: Resumo Em idade pré escolar as crianças encontram na actividade motora e no jogo os principais aliados na descoberta do mundo e da realidade em que estão inseridas. É através do conhecimento do corpo, enquanto fonte de sensações, de possibilidades de movimento e de exploração, que a criança constrói o seu pensamento e a sua forma de estar e se relacionar com o mundo. O jogo é nesta idade a forma mais natural de comunicar e aprender. Pretendemos com o nosso estudo, através da ―escuta‖ da criança, entender em que medida as actividades de expressão motora, principalmente quando aliadas ao jogo são geradoras de envolvimento, satisfação, bem estar e consequentemente aprendizagens, também noutras áreas curriculares. O nosso estudo baseou-se numa perspectiva de investigação qualitativa em que o investigador acumula as funções de investigador e docente do grupo que constitui a amostra. É por isso um observador participante. Utilizamos como instrumentos de recolha de dados a Escala de envolvimento da criança do projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias, bem como a entrevista semi estruturada com crianças. Para aferir o envolvimento das crianças observámos seis actividades, três tendo como base a expressão motora e o jogo, assumindo um carácter de interdisciplinaridade e três sem recurso à expressão motora. Os resultados da investigação apontam para um acentuado envolvimento das crianças nas actividades de carácter interdisciplinar com recurso à expressão motora e ao jogo, constituindo por isso um ambiente de ―qualidade‖, promotor de aprendizagens. Por fim é de evidenciar o forte envolvimento das crianças nas actividades de expressão motora e do jogo, que devem servir de apanágio para uma mudança de práticas de ensino sustentada onde se respeite a criança como um ser emancipado com direito a respostas que promovam aprendizagens entre pares.
Abstract In childhood years, children find the main allies to discovering the world and reality around them with movement and play. It’s through knowing their body - as a source of sensations, motion and exploration possibilities – that child build their thought and their way of being and relating to its world. Play is at childhood years, the most natural way of communicate and learn. With this study, and by listening and observing children, we will evaluate how movement – especially when coupled with play – generate involvement, satisfaction, well-being and thus learning in other curricular areas. We ground this study in a qualitative perspective, in which the investigator accumulates with the function of teacher in the group that constitutes the sample. The investigator is thus, a participant observer. We will collect data using the scale for child involvement from the project ―Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias‖ and semi-structured interviews with children. In order to measure child involvement, we monitoring and observe six activities:, three which are based in movement and play with an interdisciplinary focus, and three without movement. The results indicate a strong involvement of children in the activities involving movement and play with an interdisciplinary focus, suggesting that it constitutes a ―quality‖ environment that fosters learning. This research aims at contributing for a sustained shift to teaching practices where the children are respected as an emancipated entity with rights. Finally it is to highlight the strong involvement of children in the activities of movement and play, which should serve as a prerogative for a change of teaching practices which sustained respects the child as a right to be emancipated with responses that promote learning among peers.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2153
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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