Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2154
Título: A Educação Tecnológica numa perspectiva de impacto ambiental e consumo selectivo : Trabalho final de estágio
Autor: Carvalho, Fernando Nuno Costa de
Orientador: Cardoso, Ana Paula
Rodrigues, Paula Azevedo
Palavras-chave: Educação Tecnológica
Educação Ambiental
Ambiente
Consumo
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: Resumo A sociedade actual insere-se numa época marcada por um impasse entre um progresso económico e uma crise ecológica, que começa a atingir contornos de irreversibilidade. Os problemas ambientais, em grande parte fruto de um consumo desenfreado, carecem de medidas urgentes, a curto e a longo prazo, que apenas serão possíveis de concretizar com uma educação ambiental promotora de uma mudança de valores, susceptível de nos colocar na rota do desenvolvimento sustentável, estando a escola numa posição privilegiada para dar um contributo fundamental. A disciplina de Educação Tecnológica (E.T.) poderá ter aqui um papel preponderante, uma vez que, no seu currículo, prevê a abordagem de conteúdos ligados ao ambiente e ao consumo, possibilitando assim uma implementação prática dos mesmos. Neste contexto, surge o problema da investigação empírica realizada: “Estará a Educação Tecnológica a contribuir para a formação de um consumidor selectivo, sensibilizado para o impacto ambiental das tecnologias?” Com o objectivo de proceder a uma avaliação e/ou monitorização do trabalho desenvolvido com os alunos que frequentam a disciplina de E.T. no terceiro ciclo, implementou-se um estudo descritivo exploratório que contou com uma amostra de 86 alunos e um grupo restrito de professores, que com ele colaboraram, para a verificação dos conhecimentos adquiridos pelos discentes e a sua relação com as decisões de consumo que tomam. Como instrumento de recolha de dados, utilizou-se o inquérito por questionário, que após tratamento e interpretação de resultados permitiu inferir a existência de um desfasamento entre os conhecimentos ambientais revelados pelos alunos e as suas decisões de consumo. Constatou-se que o contributo da E.T. na implementação destas matérias é de primordial importância, estando no entanto limitado por uma falta de afirmação desta disciplina no contexto curricular, o que se reflecte numa consequente falta de crédito horário, agravada pela diversidade de formação dos profissionais que a leccionam, inviabilizando, deste modo, uma interpretação abrangente e unívoca do seu currículo programático.
Abstract Today's society is part of a time marked by a standoff between an economic progress and an ecological crisis that is reaching a state of irreversibility. Environmental problems, largely a result of unbridled consumption, lack of emergency measures in a short and long term, which will only be possible to engage with an environmental education to promote a change of values that could put us on the road to sustainable development, with the school in a role place to make a significant contribution. The Technological Education (TE) subject may have a preponderant role, since it predicts an approach of contents related with environment and with consumption in its curriculum, thereby, enabling a practical implementation of those same contents. In this context arises the problem of the aimed empirical research: "Is Technological Education contributing to the development of a selective consumer, aware of the environmental impact of technologies?" With the goal to carry out an assessment and/or a monitoring of the work achieved with students who attend the discipline of TE in the third school cycle, we’ve implemented an exploratory descriptive study involving a sample of eighty-six students and a group of teachers, to verify the student’s knowledge acquirement and the relations with the consumption decisions they make. As instrument of data collection we used the questionnaire, which after processing and interpretation the results allowed inferring the existence of a gap between environmental knowledge revealed by the students and their consumption decisions. It was found that the contribution of the TE subject in the implementation of these materials is of vital importance, however it’s being limited by a lack of assertiveness in the curriculum context, which reflects a consequent lack of credit hours, compounded by the diversity of professionals that teach the subject, invalidating a comprehensive and unambiguous interpretation of its curriculum programming.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2154
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)



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