Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2157
Título: Perspetivando o futuro agindo no presente
Autor: Oliveira, Tânia Filipa Gonçalves
Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.
Palavras-chave: Educação com os Media
Media digitais
Jornal
Rádio
TV
Portefólios digitais
Práticas participativas
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: RESUMO O presente relatório final de estágio, intitulado de “Perspetivando o Futuro agindo no Presente” abarca todo o processo de prática, ligado à unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, a qual é a responsável pela realização de tal documento. Este é fruto de uma reflexão sobre todo o estágio, particularmente sobre competências, práticas, pedagogias, estratégias, métodos e recursos adotados. Como o estágio é a preparação para a profissão, é aqui dedicada importância a tal. Trata-se de dar a conhecer todo o processo atingido e a sua relevância para o futuro. Sendo a investigação uma ação indispensável na profissionalização educativa, e uma vez que ela fez parte da prática ao longo do estágio, será também reservada determinada atenção para tal. O estudo em questão pretende dar resposta ao problema: “Como é que os media digitais em contexto de sala de aula influenciam a aprendizagem do aluno?” Tendo em conta o descrédito emitido pelos alunos face à Escola, é fundamental perspetivar o futuro educacional, ponderando sobre possíveis formas de motivar os alunos para a aprendizagem. Assumindo os media digitais e as práticas ativas, um poder enorme no que concerne a aspetos motivacionais, é necessário pensar na possibilidade de introduzir nas salas de aula uma educação com os media, onde a construção de media digitais como o rádio, o jornal e a TV, deverão aparecer como fontes emergentes de motivação. Este estudo aparece então como fundamentação e investigação para a importância da utilização dos media digitais em contexto de sala de aula.
ABSTRACT This final stage report, titled “Looking ahead by doing it today” refers to all process of practice linked to the curricular unit of Supervised Teaching Practice, which is responsible for conducting such document. This is the result of a reflection about the whole stage, particularly on skills, practices, pedagogies, strategies, methods and adopted resources. The internship is the preparation for the profession, and here is dedicated such importance. It is about to raise awareness of the whole process achieved and its relevance towards the future. Being the investigation an indispensable action in professional education, and since it was part of the practice over the internship, will be also reserved particular attention. The present study is intended to respond to the problem: “How do digital media in the context of the classroom can affect student learning?” Regarding the discredit issued by the students towards school, it’s essential to have a perception about the educational future, pondering about possible ways to motivate students on learning. Assuming the digital media and active practices, an enormous power regarding motivational aspects, it’s necessary to consider the possibility of including in the classrooms the introduction of an education with the media, where the construction of digital media such as radio, the newspaper and TV, should appear as emerging sources of motivation. This work appears as a foundation and investigation for the importance of using digital media in the context of the classroom.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2157
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
relatório_corrigido.pdf7,79 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.