Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2160
Título: O sentido de número : investigar e agir : experiência de ensino no 1º ano de escolaridade
Autor: Gomes, Maria de Fátima Cerqueira
Orientador: Menezes, Luís
Rodrigues, Cátia
Palavras-chave: Matemática
sentido de número
cadeia de tarefas
1.º ano de escolaridade
experiência de ensino
investigação sobre a prática
Data de Defesa: 2011
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: Resumo Este estudo intitulado “Sentido de número: investigar e agir - Experiência de ensino no 1.º ano de Escolaridade”, enquadra-se na área da Educação Matemática. Tem como objectivos, compreender o modo como alunos do 1.º ano de escolaridade desenvolvem o seu sentido de número mediante a realização de uma cadeia de tarefas; e levar a cabo uma experiência de ensino com produção criativa e reflexiva, para a melhoria da prática pedagógica. Nesta perspectiva, este estudo questiona se os alunos, com base na implementação de um conjunto de experiências numéricas, são capazes de: i) Reconhecer e alargar as suas concepções e utilizações do número; ii) Identificar e desenvolver diversas estratégias de contagem; iii) Reconhecer e desenvolver as relações numéricas (sistemas de referência, representações, composições e decomposições, regularidades); iv) Distinguir e desenvolver estratégias pessoais de cálculo mental; v)Realizar estimativas; vi) Explicar e justificar pensamentos e raciocínios; vii) Partilhar e comunicar as suas experiências matemáticas; viii) Resolver problemas em contextos numéricos, envolvendo os números inteiros não negativos. Para tal, desenvolveu-se uma experiência de ensino, durante o primeiro período do ano lectivo 2010/2011. Efectuou-se uma entrevista inicial para identificar as concepções e conhecimentos prévios dos alunos em torno dos números. De seguida, procedeu-se à implementação da cadeia de tarefas proposta de acordo com os objectivos do estudo e as orientações teóricas e curriculares. E por fim, realizou-se uma última entrevista com o intuito de avaliar o diferencial de respostas comparativamente à primeira. Em termos metodológicos, optou-se por uma investigação qualitativa, com o design de estudo de caso focando um grupo específico de alunos. Por outro lado, assumiu ainda a modalidade de uma investigação-acção ao estudar a própria prática pedagógica. Para a recolha de dados, foram utilizados vários métodos, tais como a observação participante, a entrevista, o “diário de aula” com notas de campo e a recolha documental. A análise e interpretação dos dados colhidos permitiram evidenciar uma evolução no desenvolvimento do sentido de número. Há indícios de que, de um modo geral, os alunos aprofundaram a sua compreensão dos diferentes significados dos números, das suas relações, representações, composições e decomposições, com destreza na sua utilização para a resolução de situações problemáticas. Após a apresentação das principais limitações e dificuldades experienciadas, este estudo finaliza com uma reflexão sobre a intervenção pedagógica, podendo deduzir-se um efeito positivo perante os objectivos pretendidos, contribuindo para o desenvolvimento do sentido de número nestes participantes.
Abstract This study entitled "Sense of number: investigate and take action - Teaching experience in first year of schooling," framed in the area of Mathematics Education, aims to understand how students first year of schooling your number sense by holding a string of tasks, and conduct an educational experience with creative and reflective production, improvement of teaching practice. From this perspective, this study questions whether students, based on the implementation of a set of numerical experiments are able to: i) survey and extend its concepts and uses of numbers, ii) identify and develop various counting strategies, iii)Recognize and develop mathematical relations (reference systems, representations, compositions and decompositions, regularities), iv) Differentiate and develop personal strategies for mental calculation; v) Make estimates; vi) Explain and justify thinking and reasoning; vii) share and communicate their mathematical experiences viii) Solve problems in numerical contexts, involving non-negative integers. To this end, there was an educational intervention developed in the first period of the academic year 2010/2011. Conducted an initial interview is to identify the concepts and previous knowledge of students around the numbers. Then we proceeded to implement the proposed chain of tasks in accordance with the objectives of the study and the theoretical orientations and curriculum. And finally, there was a final interview in order to evaluate the differential responses compared to the first. In terms of methodology, we chose a qualitative research design with a case study focusing on a specific group of students. On the other hand, has assumed the form of an action research to study her practice teaching. For data collection, we used several methods such as participant observation, interviews, "the daily classroom" with field notes and collecting documents. The analysis and interpretation of the data have highlighted a trend in the development of number sense. There are indications that, in general, students deepened their understanding of the different meanings of numbers, relations, representations, compositions and decompositions, with dexterity in its use to solve problem situations. After the presentation of the main constraints and difficulties experienced, this study concludes with a reflection on the educational intervention, can be inferred from a positive effect towards the desired objectives, contributing to the development of number sense in these participants.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2160
Aparece nas colecções:ESEV - DCEN - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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