Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2163
Título: Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : a leitura de histórias e a construção de narrativas de crianças em idade pré-escolar : novas tendências de comunicação e marketing político em Portugal
Autor: Oliveira, Marta Rafaela de Sousa Oliveira
Matos, Isabel Aires de, orient.
Palavras-chave: Histórias
Leitura
Linguagem
Data de Defesa: Jul-2011
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: Resumo O presente Relatório Final de Estágio traduz o percurso profissional desenvolvido numa turma de pré-escolar de um jardim-de-infância de Viseu e numa turma de 2º ano de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Viseu. Partindo do princípio que contar histórias é considerado como uma ferramenta pedagógica na formação do carácter social e intelectual da criança, pretendeu-se com este trabalho compreender a importância das histórias na construção de um código oral. Daqui surgiu a necessidade de desenvolver um projeto de investigação. A natureza deste estudo foi qualitativa. Os métodos utilizados na recolha de dados foram testes realizados a três crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos de idade. Após a recolha de dados, estes foram sujeitos à análise de conteúdo. Através da análise dos resultados verificou-se a importância de contar histórias para a aquisição da linguagem.
Abstract This report reflects the Final Stage of career developed a class of preschool a garden for children of Viseu and a class of 2nd year of a school for the 1st Primary School of Viseu. Assuming that storytelling is considered as a pedagogical tool in shaping the social and intellectual character of the child, the intention of this study was to understand the importance of stories in the building of an oral code. Hence arose the need to develop a research project. The nature of this study was qualitative. Methods used for data collection tests were performed to three children aged 5 to 6 years of age. After data collection, they were subjected to content analysis. Through analysis of the results showed the importance of storytelling for language acquisition.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2163
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final de Estágio.pdf8,12 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.