Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2169
Título: E-portfolios e práticas de avaliação participadas : um estudo na educação pré-escolar
Autor: Mateus, Cristina Margarida Afonso
Orientador: Rego, Belmiro
Figueiredo, Maria Pacheco
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Educação Pré-Escolar
Avaliação
Participação dos Pais
Portfólios Digitais
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: Resumo O presente estudo pretendeu descrever e analisar um processo de mudança de práticas ao nível das dimensões da avaliação e da p articipação das famílias através da documentação das aprendizagens das crianças, recorrendo à construção de portfólios digitais. Ao longo do estudo, as TIC apresentaram-se como um recurso fundamental, através do qual crianças, pais e educadora construíram oportunidades que lhe s permitiram desenvolver a sua capacidade de comunicar, interagir e colaborar . Procurou-se desenvolver uma prática pedagógica mais reflexiva, na qual se privilegiaram diálogos construtivos com os pais, valorizando os seus contributos, reconhecendo necessidades mútuas e pontos fortes comuns. Apoiados nas TIC, pais e educadora construíram uma pedagogia articulada, na qual os pais foram apoiados e lhes foram dadas oportunidades de serem coeducadores.
Abstract This study aimed to describe and analyze the process of a change of educational practices in terms of evaluation and participation of families by documenting the learning of children, using the construction of digital portfolios. Throughout the study, ICT was a key resource through which children, parents and educators built opportunities that allow them to develop their ability to communicate, interact and collaborate . We sought to develop a more reflective teaching practice, which favoured constructive dialogues with parents, valuing their contributions, acknowledging mutual needs and common strengt hs. ICT enabled parents and teacher to build an articulated pedagogy in which parents were supported and were given o pportunities to be co-educators.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2169
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.