Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2173
Título: O contributo da expressão e educação musical para motivar os alunos a aprender português
Autor: Ferreira, Jéssica Amaral
Orientador: Gomes, António Ferreira
Aguiar, Maria Cristina
Palavras-chave: Expressão e Educação Musical
Motivação
Reflexão crítica
1.º CEB
Educação Pré-Escolar
Data de Defesa: Set-2012
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: Resumo Neste documento é apresentada uma síntese de todo o percurso efetuado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no que às unidades curriculares das práticas de ensino supervisionada diz respeito, bem como o trabalho de investigação solicitado. É concretizada uma breve contextualização dos locais onde foram desenvolvidas as diferentes Práticas de Ensino supervisionada, uma reflexão crítica de todas as decisões tomadas ao longo das mesmas e ainda uma autoavaliação de acordo com o Perfil Específico do Docente. Quanto ao trabalho de investigação, este apresenta um estudo que ambiciona propor uma reflexão acerca da possível relação existente entre a área de Expressão e Educação Musical e a motivação dos alunos para aprender conteúdos da área de Língua Portuguesa, numa das escolas da cidade de Viseu. A base desta investigação é um estudo de caso, tendo os dados sido recolhidos sob a forma de entrevistas que posteriormente foram analisadas segundo categorias de codificação. No que aos resultados diz respeito verificámos que, para a amostra entrevistada, a Expressão e Educação Musical é uma área capaz de motivar os alunos para aprender conteúdos da área de Língua Portuguesa, sendo a motivação um elemento ao qual atribuem bastante importância em contexto de sala de aula, essencialmente por melhorar e facilitar a aprendizagem aos alunos.
Abstract This document presents a summary of the entire journey made over the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education, what respects to the Supervised Practice Teaching disciplines, as well as the research work requested. It is achieved a brief overview of where the different practices for supervised education were developed, a critical reflection of all decisions made and even a self-assessment according to the specific profile of the Faculty. As to the research work, this presents a study that aims to propose a reflection on the possible relationship between the area of Musical Expression and and the motivation of students to learn contents from the Portuguese Language area, in one of the Viseu city schools. The basis of the following investigation is a case study since the data has been collected in form of interviews that were later analyzed according to the coding categories. Research results show that, for the interviewed sample, the Musical Expression is an area capable of motivating students to learn contents of the Portuguese Language, since motivation is an element with high importance in the context of classroom, especially by improving and facilitating students learning.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2173
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final de Estágio_ Jessica Ferreira1.pdf1,36 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.