Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2175
Título: As cidades como marcas : Proposta de Modelo de Comunicação de Marca Territorial : Projeto de Mestrado
Autor: Diogo, Julien
Sousa, Luís Nuno, orient.
Moreira, Paulo, co-orient.
Palavras-chave: Cidades
Marketing
City Marketing
Experiência
Comunicação
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: Resumo As cidades apresentam-se como polos dinamizadores das sociedades mundiais globalizadas, em resultado da sua dimensão social, económica e política, caracterizando-se pelo dinamismo cultural, promoção de crenças e comportamento bem como de tendências de consumo, encontrando-se num contexto concorrencial pela atração de público, residentes, investimentos, estudantes e visitantes. A estratégia de city marketing permite a adequação dos recursos existentes, visando o desenvolvimento sustentável das cidades através da atração de um vasto públicoalvo nesse contexto concorrencial. Através da análise das estratégias de city marketing e comunicação das cidades de Lyon (França), Madrid (Espanha) e Nyköping (Suécia), verificou-se a importância da articulação dos mais diversos meios de comunicação no processo, assentes na dimensão experiencial como meio de sucesso na promoção da identidade cidade. Integração, experiência e emoção apresentam-se como as bases da proposta de modelo de comunicação apresentada no presente projeto, sendo igualmente caracterizado pela articulação de diversos meios de comunicação.
Abstract Cities present themselves as facilitators of poles globalized world societies as a result of its social, economic and political, are characterized by strong cultural beliefs and behavior promotion and consumer trends, finding themselves in a competitive environment for attracting public, residents, entrepreneurs, students and visitors. The city marketing strategy allows the adequacy of existing resources, for sustainable development of cities by attracting a wide audience in this competitive environment. Through the analysis of city marketing strategies and communication of the cities of Lyon (France), Madrid (Spain) and Nyköping (Sweden), verified the importance of coordination of various media in the communication process, based on the experiential dimension as a means success in promoting the city's identity. Integration, experience and emotion are presented as the basis of the proposed communication model presented in this project and is also characterized by the articulation of various media.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2175
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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