Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2179
Título: O enriquecimento lexical através da hora do conto
Autor: Barreiros, Maria Margarida Silva
Bento, Joaquim, orient.
Palavras-chave: Léxico
Hora do Conto
Aquisição Lexical
Leitura
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: Resumo O presente estudo pretende investigar até que ponto a leitura regular de histórias para a infância e a sua exploração vocabular em contexto da “Hora do Conto” contribuem para um enriquecimento do léxico de crianças a frequentar o 4º ano de escolaridade. Utilizaram-se na sua elaboração duas metodologias: a bibliográfica, dando principal atenção ao léxico, à aquisição lexical e à leitura, e a experimental. A pesquisa experimental decorreu em três momentos distintos: pré-testes de vocabulário, projeto de intervenção pedagógica com leitura mediada de quatro histórias acompanhada da exploração vocabular das mesmas e pós-testes de vocabulário. A recolha de dados envolveu dois grupos de crianças do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico: o experimental, com o qual foi aplicado o projeto, e o de controlo, que não sofreu qualquer intervenção. Os instrumentos utilizados na recolha dos dados foram: a Escala de Conhecimento Lexical (Paribakht & Wesche, 1997) e um Teste de Vocabulário de Escolha Múltipla. A análise dos dados mostrou um aumento de conhecimento lexical nos resultados do grupo experimental, o que evidencia que a leitura regular de histórias para a infância acompanhada por atividades de exploração das mesmas, em contexto da Hora do Conto, promove um enriquecimento lexical das crianças.
Abstract The present study aims to investigate to what extent the regular reading of children's stories and the vocabulary exploration in the context of the "Story Time" contributes to an enrichment of the lexicon of children attending the 4th grade. Two different methodologies were used in this preparation: the bibliographical, giving primary attention to the lexicon, the lexical acquisition and reading, and the experimental. The experimental research took place in three distinct stages: pre vocabulary tests, project of pedagogical intervention with mediated reading of four stories accompanied by the exploitation of the vocabulary in those stories and post vocabulary tests. Data collection involved two groups of children in the 4th year of the First Cycle of Basic Education: the group in which the project was applied, and the control group which did not undergo any intervention. The instruments used to collect data were: the Scale of Lexical Knowledge (Paribakht & Wesche, 1997) and a Multiple Choice Vocabulary Test. Data analysis showed an increase of lexical knowledge in the results of the experimental group, which shows that the regular reading of stories accompanied by activities of vocabulary exploration in the context of “Story Time” promotes an increase in the children’s lexicon.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2179
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE.pdf2,38 MBAdobe PDFVer/Abrir
folha-rosto.pdf2,57 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.