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Título: Sistema de Gestão da Responsabilidade Social do Instituto Politécnico de Portalegre – Primeira Instituição de Ensino Superior Público Português a obter a acreditação na NP 4469‐1: 2008
Autor: Mourato,  Joaquim António Belchior
Palavras-chave: Qualidade
Responsabilidade social
Gestão da performance organizacional
Sistemas de gestão
Instituição de ensino superior
Data: Jan-2013
Editora: Instituto Politécnico de Viseu
Citação: Mourato, Joaquim António Belchior(2013). Sistema de Gestão da Responsabilidade Social do Instituto Politécnico de Portalegre – Primeira Instituição de Ensino Superior Público Português a obter a acreditação na NP 4469‐1: 2008. Millenium, n.º 44 (janeiro/junho). Pp. 7‐22
Relatório da Série N.º: 43
Resumo: O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) elegeu como eixo estratégico o desenvolvimento sustentável. Implementou um Sistema de Gestão da Qualidade e, em 2008, recebeu o certificado de conformidade, tornando-se pioneiro neste âmbito de entre as instituições de ensino superior. O mesmo aconteceu, em 2011, relativamente ao Sistema de Gestão da Responsabilidade Social (SGRS). O IPP, na metodologia seguida, definiu as suas preocupações sociais e, tendo por base os seus princípios e valores, alinhou a política, os objetivos e o programa de Responsabilidade Social. A operacionalidade do Sistema é garantida por grupos de trabalho e o processo é suportado por sistemas de informação. Como principais resultados do SGRS podemos referir a melhoria no relacionamento entre a organização e as partes interessadas, o reforço da lealdade e cumplicidade dos colaboradores para com os valores e objetivos organizacionais, a melhoria dos níveis de integração e fidelização dos alunos, o aumento da transparência e o incentivo do trabalho de voluntariado.
The Polythecnic Institute of Portalegre (PIP) elected sustainable development as a strategic core. It implemented a Quality Management System and, in 2008, received the certificate of conformity becoming a pioneer in this field among institutions of higher education. The same happened, in 2011, of the Social Responsibility Management System (SRMS). The Polythecnic Institute of Portalegre defined its social concerns and based on its principles and values aligned its policy, objectives and Social Responsibility program. The operability of the system is ensured by working groups and the process is supported by information systems. As main results obtained through the SRMS we may refer to the improvement in the relationship between the organization and stakeholders, enhancing loyalty and complicity of employees towards the organizational goals and values, improving the levels of integration and retention of students, increasing transparency and encouragement of voluntary work.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2226
Aparece nas colecções:RE - Número 44 - Junho de 2013

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