Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/2242
Título: Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em creche
Autor: Fernandes, Elisa Maria Couto Silva Cunha
Orientador: Ribeiro, Esperança do Rosário Jales
Palavras-chave: Creche
Oportunidades de aprendizagem
Planos e rotinas educativas
Qualidade
Childcare
Quality learning opportunities
Educational plans and routines
Data de Defesa: Jul-2014
Resumo: O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira é apresentada uma reflexão sobre os estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2012/2013. Nesta reflexão encontram-se referenciadas a caracterização de cada contexto onde cada estágio ocorreu, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas como educadora de infância e como professora do 1º Ciclo do Ensino Básico pela mestranda, visando retratar e refletir acerca das experiências vivenciadas. A segunda parte do trabalho recai sobre o tema “planos e rotinas em creche”, tendo como objetivo verificar se a organização do ambiente educativo, mais concretamente no que respeita aos planos e rotinas, pode promover oportunidades de aprendizagem. A investigação teve como locus de estudo um berçário, uma sala de 1/2 anos e uma sala de 2/3 anos, de uma IPSS do concelho de Viseu. No berçário observaram-se duas auxiliares permanentes e uma auxiliar de apoio à refeição e à hora da sesta. Nas salas de creche, observou-se, em cada uma, uma educadora e uma auxiliar. As observações foram registadas numa folha de incidentes críticos, elaborada a partir do formulário de avaliação Program Quality Assessement – PQA (versão Creche) – Avaliação da Qualidade do Programa (versão adaptada). Os principais resultados demonstram que as rotinas educativas estão bem patentes na prática diária da creche, assumindo particular relevo na criação de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
The present report is divided into two parts. The first part is a reflexive assessment on the learning that occurred in context of supervised teaching practice in early childhood education and 1st cycle of basic education, in the academic year 2012/2013. In this reflection there are references to the characterizations of each context in which the supervised teaching practice occurred, as well as the analysis of learning developed as a early childhood teacher and as a teacher of the 1st cycle of basic education for master's degree, aiming to portray and to reflect on the experiences at each stage. The second part of the report is about " plans and educational routines in childcare: analysis of learning opportunities“, aiming to verify whether the organization of the educational environment in childcare, specifically in relation to plans and routines, can promote learning opportunities for children. The investigation took place in a nursery, in a room with 1/2 years old children and in a room with 2 /3 years old children, in an IPSS of the county of Viseu. In the nursery we observed two permanent assistants and a third assistant at meal and nap time. In the nursery rooms, an early childhood teacher and an assistant were observed, in each. The observations were recorded as critical incidents, in a schedule drawn from the evaluation form of the Program Quality Assessement - PQA (Creche version). The main results show that educational routines are evident in daily practice in childcare and they are particularly important in creating learning and development opportunities for children.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2242
Designação: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final.pdf350,66 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo I.pdf188,83 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo I cont..pdf326,86 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo II.pdf85,67 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo iii.pdf114,98 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.