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Título: Tecnologia de Games e Reabilitação Virtual: Adaptação do Software Labview para Captura de Dados do Wii Balance Board
Autor: Romano, Rosangela
Raia, Fábio
Dias, Igor
Blascovi-Assis, Silvana
Palavras-chave: Jogos de vídeo
Reabilitação virtual
Tecnologia
Avaliação
Video games
Virtual rehabilitation
Technology
Evaluation
Data: Dez-2013
Editora: Instituto Politécnico de Viseu
Citação: Romano, Rosangela; Raia, Fábio; Dias, Igor & Blascovi-Assis, Silvana (2013). Tecnologia de Games e Reabilitação Virtual: Adaptação do Software Labview para Captura de Dados do Wii Balance Board. Millenium, 45 (junho/dezembro). Pp. 181-191.
Resumo: Resumo O objetivo do presente trabalho foi discutir e demonstrar a adaptação do software LabView para leitura e quantificação dos dados gerados a partir do acessório Wii Balance Board, com foco na avaliação do equilíbrio estático. Foram utilizados o acessório Balance Board (BB), do Nintendo Wii Fit, um notebook, o programa LabView versão 11.0, e um software ajustado em sua programação especificamente para o uso do BB. A captura dos dados com o uso do LabView ocorreu durante a avaliação do equilíbrio estático de 80 crianças em idade escolar, entre os 7 e os 14 anos, utilizando-se o acessório BB como instrumento. Os dados gerados pelo equipamento foram trabalhados posteriormente para organização da forma de captura. Para este estudo foi realizada uma calibração através de testes para verificação das grandezas envolvidas no processo de medidas dos deslocamentos dos Eixos X e Y e dos sensores left, right, top e bottom no BB. Para a interpretação dos dados gerados pelo feedback do BB, foi utilizado e adaptado um software livre operado pelo programa LabView 11.0. Os resultados encontrados nesse estudo demonstram que o equipamento acessório BB pode ser utilizado como instrumento de coleta de dados para o equilíbrio estático em crianças e adolescentes. Este modelo de avaliação pode fornecer dados precisos, tal qual outros equipamentos considerados como padrão ouro para medidas de equilíbrio, como a plataforma de força, em um contexto lúdico e com menor custo de implementação.
Abstract The objective of this study was to discuss and demonstrate the adaptation of the LabView software for reading and quantification of data generated from the Wii Balance Board accessory, with a focus on balance assessment. We used the Balance Board (BB) accessory to Nintendo Wii Fit, a notebook, the LabView program version 11.0, software and adjusted its programming specifically for the use of the BB. The capture of data using the LabView occurred during the evaluation of static balance of 80 schoolchildren between 7 and 14 years old, using the BB as a tool accessory. The data generated by the equipment were subsequently worked for the organization form of capture. For this study was performed using a calibration test to verify the quantities involved in the measurements of displacement of the X and Y axes and sensors left, right, top and bottom on the BB. For the interpretation of data generated by the feedback of the BB, was used and adapted a free software program operated by LabView 11.0. The results of this study demonstrate that BB fittings can be used as an instrument of data collection for static balance in children and adolescents. This evaluation model can provide accurate data, like other equipment considered as the gold standard for measures of balance, as the force platform, in a playful context and less costly to deploy.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/2283
Aparece nas colecções:RE - Número 45 - Dezembro de 2013

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